The Outside Dog - Biografia



O The Outside Dog, uma banda de São Paulo com um pé nos mais tradicionais folk e country norte-americanos, e também na pegada clássica dos Rolling Stones. O idealizador do projeto, Pedro Gama, tem uma coleção de referências  musicais que supera sua própria idade. Ao olhar para trás, apropriou-se de sonoridades atípicas para sua época, estabelecendo uma grande identificação com mestres como Neil Young, Bob Dylan, Tom Petty e Bruce Springsteen. Em vez de simplesmente honrar esses artistas como um ouvinte, Pedro resolveu transformar em arte tudo que fora aprendido com eles. E assim nasceu o The Outside Dog.

Pedro reuniu composições autobiográficas, sua voz e a intimidade com o violão – um autêntico Gibson de 1967 -, o banjo, a gaita e as guitarras para dar corpo a anos e anos de ouvidos dedicados à boa música. Cercou-se também de músicos brilhantes (Ricardo Mosca, na bateria; André Sanches, no baixo acústico e elétrico e Renato Zanuto, no piano e no Hammond) para dar a organicidade e a textura necessárias ao projeto.

As gravações se estenderam por 14 meses, a produção foi independente, e resultou no álbum "The Outside Dog" (Leiam o review do álbum), lançado em 2011. A produção foi de Zeca Leme (responsável por registros ao vivo de Motörhead, Eminem, Rush, B.B. King e Chuck Berry, entre outros) e a masterização foi feita no estúdio Sterling Sound, em Nova Iorque.

Em 2011, foi publicado um breve release do álbum de estréia da banda, "The Outside Dog" (Leiam o review do álbum), na edição 62 da revista Rolling Stone Brasil. Segue a nota:
"A banda é encabeçada pelo jovem Pedro Gama, que praticamente talhou todas as músicas do homônimo disco de estréia. Influenciado do Neil Young e Bob Dylan, Pedro conseguiu sofisticar a crueza do Folk Rock sem cruzar a linha da descaracterização."

Em novembro de 2011, a banda participou da primeira edição do All Folks Fest (Leia o review do show).

A banda é formada por Pedro Gama (vocais, violão, guitarra e banjo), André Sanches (baixo acústico), Ciro Jarjura (gaita) e Mateus Polati (bateria).


Saiba mais sobre a banda:

Tecnologia do Blogger.