Black Oak Arkansas - Biografia


O grupo, inicialmente chamado de The Knowbody Else, foi formado em 1965 em Black Oak, Arkansas, por Ronnie Smith (vocal), Rickie Reynolds (guitarra), Knight Stanley (guitarra), Harvey Jett (guitarra), Pat Daugherty (baixo) e Wayne Evans (bateria). A banda não tinha dinheiro para comprar os equipamentos necessários para se montar uma banda, então eles acabaram roubando seu primeiro PA, sendo condenados a 26 anos na prisão Tucker Farm (esta sentença foi posteriormente suspensa). Isto levou à retirada para as montanhas de Arkansas, onde viviam "fora da terra" e refinaram seu estilo musical. Eles também viveram em Long Beach, Mississippi e tocaram no teatro local. Algumas de suas influências durante esse tempo eram os Beatles e Byrds.

O Knowbody Else se mudou para Memphis, Tennessee em 1969 e assinou um contrato com a gravadora Stax Records. Seu álbum de estréia auto-intitulado, e seu único álbum com a Stax, foi largamente ignorado pela população. Durante este tempo a banda se interessou pela psicodelia e espiritualismo oriental que, combinado com sua educação Batista do Sul, contribuíram para o seu som. Em algum momento a banda e Ronnie Smith concordaram que um amigo em comum chamado James "Jim Dandy" Mangrum seria um melhor frontman, Ronnie Smith concordou que ele faria um melhor trabalho como manager.

Apesar do fracasso do álbum de estréia, a banda continuou a turnê pelo país e foi "descoberta" na Califórnia, por Ahmet Ertegun, da Atlantic Records, que contratou a banda em 1970. "Ahmet nos disse que gostava das músicas sexy e nós gostamos de fazer elas, então começamos a ir mais para esse caminho."

Mudando seu nome para Black Oak Arkansas, a banda conseguiu um contrato com a Atlantic, após várias viagens para Los Angeles e lançou seu debut auto-intitulado, "Black Oak Arkansas", em 1971. Embora não fosse um sucesso, a banda excursionou extensivamente, construindo uma reputação como uma matéria-prima, o shows incendiários que fez até para eventuais deficiências musicais serem renegadas devido a energia e a sexualidade explícita de Mangrum, que exibia seu corpo em todas as oportunidades. Mangrum realizava seus shows sem camisa e usava calças apertadas, influenciando artistas como David Lee Roth, Jesse James DuPree e Axl Rose em anos posteriores.

Jim Dandy Mangrum
Em 1972 mais dois álbuns foram lançados, "Keep The Faith" (103° na The Billboard 200) e "If An Angel Came To See You Would You Make Her Feel At Home?" (93° na The Billboard 200).

Em 1973, Black Oak Arkansas lançou seu primeiro álbum ao vivo "Raunch 'N' Roll Live" (90° na The Billboard 200) e introduziu um novo baterista, Tommy Aldridge (Pat Travers Band, Ozzy Osbourne, Whitesnake, Thin Lizzy, Ted Nugent). 

"High on the Hog" foi lançado ainda em 1973 e se tornou um sucesso, atingindo a 52° colocação na The Billboard 200, maior colocação de um álbum da banda e a faixa "Jim Dandy", que contava com a participação de Ruby Starr, que na época estava excursionando com a banda, alcançou a 25° colocação na Billboard Hot 100. Dandy fala sobre Ruby Starr: "Ela não era a mais bela garota do mundo, mas tinha um grande coração, eu sinto falta dela todos os dias."(Starr morreu de câncer em 1995). Segundo Ricardo Seelig "o auge criativo do Black Oak Arkansas, transitando com absoluta naturalidade por todos os elementos que compunham o seu som, pode ser ouvido em suas dez faixas."

A banda tocou no famoso festival California Jam, em Ontário, Califórnia, em 6 de abril de 1974. Atraindo mais de 200.000 fãs, aparecendo ao lado de gigantes do Rock dos anos 1970, como Black Sabbath, The Eagles, Emerson, Lake & Palmer, Deep Purple, Earth, Wind & Fire, Seals & Crofts e Rare Earth. Partes do show foram transmitidas na ABC Television nos EUA, expondo a banda para um público mais amplo.

"Street Party" lançado em 1974, alcançou a 56° colocação na The Billboard 200. 

"Ain't Life Grand" foi lançado em 1975 e alcançou a 145° colocação na The Billboard 200.

A banda assina contrato com a MCA e lançou "X-Rated" em 1975.

Em 1976 a formação original do Black Oak Arkansas (menos Harvey Jett, que foi substituído por Jimmy Henderson) lançou seu último álbum, "Balls of Fire", que chegou a 173° colocação na The Billboard 200. "10 Years Overnight Success" foi lançado em 1976. 

Em 1977, Mangrum era o único membro original da banda, que deixou um legado para o Rock do Arkansas, também levantou centenas de milhares de dólares para atividades beneficientes do Estado, incluindo o Arkansas Children's Hospital.


Já como Black Oak, em 1977 Jim "Dandy" Mangrum, Jimmy Henderson, Greg Reding (guitarra e teclados), Jack Holder (guitarra), Andy Tanas (baixo) e Joel Williams (bateria), participaram dos dois álbuns da Capricorn Records que foram registrados em 1977, "Race with the Devil", e 1978, "I´d Rather Be Sailing". Em 1978, o guitarrista Shawn Lane entrou na banda aos 14 anos, e excursionou por quatro anos.

Logo que lançaram esses dois álbuns, a banda encerrou as atividades, voltando em 1984, quando Jim Dandy e Ricky Lee Reynolds se reuniram mais uma vez. Dandy estava se recuperando-se de um ataque cardíaco, e convidou seu antigo parceiro para participar de seu álbum solo “Ready As Hell”. Mais um fruto dessa parceria foi lançado, "The Black Attack Is Back", 1986.

"Ready As Hell" e "The Black Attack Is Back" não eram álbuns do Black Oak Arkansas, e sim da banda intitulada Black Oak.

Um álbum inédito do Black Oak Arkansas só foi lançado em 1999 e se chamou "The Wild Bunch".

A influência do Black Oak Arkansas foi muito além dos limites do Southern Rock. O Hard Rock apimentado com influências latinas, country e funk executado pelo grupo antecipou uma tendência que se intensificaria principalmente na década de noventa: a fusão de estilos claramente opostos conspirando para a formação de uma sonoridade totalmente nova. Além disso, a performance ensandecida de Jim dandy em cima do palco influenciou inúmeros vocalistas, notoriamente David Lee Roth, que buscou inspiração no líder do Black Oak Arkansas para criar os saltos que viraram a sua marca registrada.

Diversas coletâneas e materiais de vídeo foram lançadas durante a década de 1990 e 2000. Em 2002, a Rhino lançou um DVD retrospectivo, "Black Oak Arkansas: The First 30 Years".

A formação atual é composta do vocalista original Jim Dandy Mangrum nos vocais, do membro original Rickie Lee Reynolds na guitarra, George Hughen (ex-Greyghost) no baixo, Johnnie Bolin (ex-Tommy Bolin Band) na bateria e Hal McCormack na guitarra. Hal tem sido um membro da Tora Tora, Deep South, Uprisin, Survivor (com Jimi Jamison), e outros grupos.

Saiba mais sobre a banda:

Tecnologia do Blogger.