A tragédia que marcou o Southern Rock


O dia 20 de outubro é para os fãs de Southern Rock um dos mais tristes da história do estilo. Um acidente de avião vitimou músicos e roadies do Lynyrd Skynyrd, embarcados no Convair 240. Entre os mortos estavam o vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines, ambos morreram na hora, e Cassie Gaines, que morre logo após o acidente.

O acidente 

O ano era 1977 e o Lynyrd Skynyrd tinha acabado de lançar o álbum "Street Survivors" e a banda se preparava para iniciar a turnê de promoção do álbum. Com o aumento do número de shows, a banda decide trocar o ônibus por um pequeno avião modelo Convair 240, que foi construído em 1947. O avião, apelidado de "Free Bird", seria uma peça fundamental para a turnê.

O Lynyrd Skynyrd tinha um show marcado para o dia 20 de outubro de 1977 na Lousiana State University, Baton Rouge, Lousiana. O Convair 240 partiu de Greenville, Carolina do Sul, no final da tarde com 26 passageiros e ele nunca levantaria voo.

Michael White, morador de Gillsburg, Mississippi, disse que ele e sua família escutaram os motores do avião crepitando por volta das 18:45. "Eu acho que a queda foi às 18:47" ele disse, mas não conseguiu encontrar o avião. "Eu liguei para o aeroporto por volta das 19:00", mas foi informado que não tinha nenhum avião na área. A defesa civil de Pike County informou que o acidente foi reportado para seu escritório um pouco antes das 19:00.

Sabe-se que por volta das 18:42 o avião começou a perder altitude devido a falha de um dos motores. Os pilotos ainda tentaram transferir o combustível restante para o outro motor, sem efeito. Essa manobra dos pilotos acarretou em um outro problema: o combustível acabou mais rapidamente e o outro motor parou. Com o avião em queda, o piloto ainda tentou desviar para o aeroporto mais próximo, mas já era tarde, o avião já estava batendo nas árvores mais altas da floresta.

Quando percebeu que o avião estava caindo, Ronnie Van Zant agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus Pyle, segundo este contou. "Ele olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo 'Bem, é hora de ir, parceiro'. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça".

O avião caiu em uma densa floresta próxima a Gillsburg, Mississipi. Na queda, o avião partiu-se ao meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano. Também faleceu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte em seus braços.

"Após o acidente, o empresário da banda alugou dois aviões e nos levou ao local em McComb. Eu continuava não acreditando. Eu não acreditei quando voltei para casa, continuei não acreditando após o funeral e por um longo tempo depois", disse Judy Van Zant Jenness, viúva de Ronnie.

Essas grandes fatalidades sempre geram uma super exposição dos envolvidos e com o Lynyrd Skynyrd não foi o contrário. O recém-lançado "Street Survivors" vendeu milhares de cópias após o acidente. A pedido da viúva do guitarrista Steve Gaines, Teresa Gaines, a MCA substituiu a capa do álbum que apresentava a banda rodeada por chamas. Essa capa não significava nada, mas após o acidente ganhou um triste simbolismo.

Os corpos de Steve Gaines e de sua irmã Cassie Gaines foram cremados e as cinzas sepultadas no cemitério Jacksonville Memory Garden. Ronnie foi sepultado no mesmo cemitério, juntamente com seu chapéu Texas Hi-Roller negro e sua vara de pescar favorita. Cento e cinquenta amigos e familiares participaram do serviço fúnebre, marcado pela mensagem do ministro David Evans, de que "Ronnie Van Zant, o carismático e visionário vocalista do Lynyrd Skynyrd não está morto, ele vive em espírito no céu e terra, através de sua música."

Termino essa postagem com algumas fotos da época e com uma frase do Luís Nassif.

"Por íncrivel que pareça a banda está na ativa até hoje. Legítimos sobreviventes do Rock! É comandada pelo irmão mais novo de Ronnie. Trata-se de uma verdadeira instituição na música americana. Rock de primeiríssima qualidade!"

Baseado em Skynyrd Nation Brasil
Tecnologia do Blogger.