Southern Familly - Família Caldwell

Dando continuidade a série Southern Family, irei falar sobre a família Caldwell. Muitos podem não associar esse nome a alguma banda, mas dois representantes dessa família, se tornaram ícones do Southern Rock, juntamente com a banda que ajudaram a fundar, o Marshall Tucker Band.

Tenho o prazer de falar de Toy Caldwell e Tommy Caldwell.

Tommy Caldwell
Toy Caldwell

Nascido em 13 de Novembro de 1947, na cidade de Spartanburg, Carolina do Sul, Toy Caldwell na sua adolescência se tornou um fascinado pela guitarra, Hank Garland and the Sugar Footers, B.B. King, Robert Johnson, Freddie King, Hank Williams, Roy Acuff e Chet Atkins.

Tommy Caldwell, seu irmão mais novo, nasceu no dia 9 de Novembro de 1949, começou a tocar guitarra, passou para a bateria e terminou no baixo. Começou a tocar algum instrumento antes de Toy.

Ao lado de seu irmão, Tommy, ele começou a tocar em festas pela cidade. Foi nessa época que ele decidiu se juntar a uma banda de rock 'n' roll. Ele se juntou ao The Ramblers, junto com George McCorkle, Wilkie Franklin, McCutcheon David, Wallace Huckaby e Robbie Cobb.A banda logo mudaria de nome e se tornaria a The Rants. A banda chegou a gravar três faixas, mas não acabou dando certo.

Após o fim do The Rants, Toy e Tommy formaram o Toy Factory, que incluiu Wayne Casasanta, Ron "Redrock" Edwards e Doug Gray. Jerry Eubanks se juntaria depois de voltar da Califórnia. A banda começou a tocar em diversos locais e se tornou popular na região de Spartanburg muito rápido.

Em 1972 a banda muda seu nome para Marshall Tucker Band e assinam um contrato com a Capricorn Records. Em 1973 eles lançam seu primeiro álbumde estúdio, "The Marshall Tucker Band", iniciando uma implacável sequência de cinco álbuns certificados com disco de ouro e quatro com disco de platina.

Muito do sucesso da banda, está vinculado a enorme capacidade de criação de Toy Caldwell. Os nove álbuns lançados nos anos de 1970, continham 66 faixas, sendo 52 compostas por Toy. Ele era o membro chave, aquele que escreveu todos os clássicos da banda, exceto "Fire on the Mountain", escrita por George McCorkle.

Em 22 de abril de 1980, Tommy Caldwell estava indo para para o YMCA, no centro de Spartanburg, no seu jipe off-road, quando um Ford Galaxy freou bruscamente, os dois carros colidiram e o carro de Tommy capotou com o impacto. Caldwell foi levado às pressas para um hospital com graves ferimentos na cabeça e morreu seis dias depois, no Spartanburg General Hospital em 28 de Abril. Ele tinha apenas 30 anos de idade. Nesse momento o Marshall Tucker não perdia apenas o seu baixista, perdia um irmão, um amigo, seu líder, um de seus fundadores e o homem de negócio da banda. Uma parte importante da banda foi ceifada no dia 28 de Abril de 1980.


Um mês antes da morte de Tommy, Tim Caldwell, seu irmão mais novo morreu em um acidente de carro em uma estrada rural.

A última atuação de Tommy ao vivo foi gravada apenas dois dias antes de seu acidente, sendo lançado como um CD duplo ao vivo em 2006, "Live on Long Island 04-18-80".

Antes mesmo da morte de Tommy, a banda já tinha iniciado uma fase ruim, "Tenth" , lançado em 1980 não era um álbum do mesmo nível daqueles lançados nos anos de 1970. Mas com a morte dele as coisas desandaram definitivamente, culminando no fim da banda em 1983.

Toy entrou em estúdio com o produtor Paul Hornsby em 1984, e gravou um álbum solo de inéditas. Ele fez aparições em todo os Estados Unidos, aparecendo de outros artistas consagrados, entre eles Charlie Daniels, Lynyrd Skynyrd e Hank Williams, Jr..

Em 1988, Gray e Eubanks reorganizam o Marshall Tucker Band para gravar o álbum “Still Holdin' On”, mas sem a presença do Toy Caldwell.

Em 1992, a The Toy Caldwell Band tinha se solidificado, incluía o guitarrista Pick Pickens, o baixista Tony Heatherly e o baterista Mark Burrell. A Cabin Fever Records lançou "Toy Caldwell", que contou com a participação de Gregg Allman, Charlie Daniels e Willie Nelson, entre outros.

Em um momento em que tudo parecia estar dando certo novamente para Toy Caldwell, ele falece. Ele faleceu em 25 Fevereiro de 1993, de insuficiência respiratória, provocada por complicações de saúde. O mundo da música foi devastado. Em seu funeral, Toy Talmadge Caldwell, Jr., Dickey Betts e George McCorkle, Paul Riddle, entre outros, cantaram "Can't You See ".


"Eu não sei. Há um buraco no mundo desde que Toy Caldwell morreu. Há um buraco no mundo que.. ninguém pode preencher. [...] E isso está no meu coração, e certamente no mundo da música." Essa é uma frase dita por Charlie Daniels, amigo de longa data de Toy, logo após a morte do amigo. Charlie não pode ir ao funeral de Toy, pois sua mãe estava com câncer.

"Sem Toy Caldwell, não existiria o Marshall Tucker Band", diz Doug Gray. "Nunca teria havido qualquer uma destas grandes canções que estão ai."

"Ele era um escritor que tinha a capacidade de colocar em palavras o que o homem sente, como guitarrista, teve influências de country, jazz e B.B. King. [...] Ele sempre tocou de coração." Disse warren wayhes, que aponta Toy como uma de suas primeiras influências.

Toy Caldwell viverá para sempre nos corações de amigos e familiares e fãs. Muitos de nós sentimos o mesmo que Charlie Daniels, que uma vez me disse, "há um grande espaço no mundo que só Toy poderia preencher. Vamos amá-lo sempre, e lembre-se dele para sempre."

O sobrenome Caldwell é um daqueles que entrarão para a história da música. Uma pena que ambos os representantes dessa família tenham morrido tão prematuramente, mas o legado deles é atemporal e irá perdurar por muitas gerações.

E para terminar, cito Michael Buffalo Smith:

"Toy Caldwell viverá para sempre nos corações de amigos, familiares e fãs. Muitos de nós sentimos o mesmo que Charlie Daniels, que uma vez me disse, "há um grande espaço no mundo que só Toy poderia preencher. Vamos amá-lo sempre e lembrar-se dele para sempre." Em Toy Story.
Tecnologia do Blogger.