Filmore East

Atual faixada do Fillmore East
O prédio foi construído em 1926 para abrigar um teatro iídiche. Chamado Commodore Theater, foi eventualmente adquirido pela Loew's Inc., que o transformou em um cinema, o Village Theatre. Quando Bill Graham (durante a década de 1960, Graham produziu concertos de vários figuras primordiais do movimento de contracultura estadunidense, como Jefferson Airplane, Janis Joplin, Country Joe and The Fish e Grateful Dead, entre outros. O sucesso e popularidade de suas empreitadas levaram-no a se tornar o principal agenciador de concertos do rock. No final da mesma década, ele abriu as casas de shows Fillmore West e Winterland em São Francisco e Fillmore East em Nova York. Graham morreu em 25 de outubro de 1991 em um acidente de helicóptero em Vallejo, Califórnia.) assumiu a administração, o local estava praticamente abandonado.


Cartaz dos últimos shows
Reinaugurado como Fillmore East em 3 de março de 1968, tornou-se conhecido como "A Igreja do Rock and Roll", com concertos duplos realizados diversas vezes por semana. O primeiro show aconteceu em 8 de março de 1968 e a noite contou com apresentações do Big Brother & Holding Company, Tim Buckley e Albert King. Mudanças na indústria musical, que se tornou um negócio multimilionário, e a evolução na organização de concertos, que passaram a ser realizados em estádios, fizeram Graham desistir de manter a casa. O concerto final foi realizado em 27 de junho de 1971, com The Allman Brothers Band, The J. Geils Band, Albert King, e participações especiais Edgar Winter's White Trash, Mountain, The Beach Boys e Country Joe McDonald, numa apresentação restrita a convidados.

Em seus 3 anos, 3 meses e 14 dias (acho que é isso!) o Fillmore East promoveu 560 shows de 308 bandas. Veja abaixo as vinte bandas que mais se apresentaram no local:

Banda
Shows
Grateful Dead
11
Savoy Brown
9
Ten Years after
9
John Mayall
8
Taj Mahal
8
Albert King
7
Jefferson Airplane
7
Jethro Tull
7
Butterfield Blues Band
6
Procol Harum
6
Santana
6
Allman Brothers
5
Humble Pie
5
Incredible String Band
5
Mountain
5
Quicksilver
5
Voices of East Harlem
5
B.B. King
4
Byrds
4
Cactus
4

Em 1980 o local tornou-se uma boate gay, The Saint. No final da década de 1990, o saguão foi transformado em espaço comercial, enquanto o interior foi demolido e reconstruído como um complexo de apartamentos.

Veja algumas fotos de quando o Fillmore East ainda estava na ativa:

06 de dezembro de 1969 - Jethro Tull

31 de maio de 1969 - Led Zeppellin

02 de maio de 1970 - Mountain

Planta dos assentos

Faixada em fevereiro de 1970

20 de outubro de 1969 - The Who

Tecnologia do Blogger.