The Avett Brothers - Biografia


The Avett Brothers tem suas raízes musicais no folk tradicional e bluegrass, mas também capta o espírito elevado e sem limites da atitude do Rock - o que é apropriado, uma vez que o rock é onde Scott Avett e Seth Avett primeiro se aventuraram como músicos. Embora os irmãos Scott (vocais, banjo) e Seth (vocal, guitarra) começaram a fazer música juntos quando crianças, a gênese de seu grupo começou quando eles eram membros da Nemo, uma banda de rock de Greenville, Carolina do Norte.

Procurando uma outra saída para suas idéias musicais, os Avetts começaram a se reunir com John Twomey às terças-feiras para tocarem violão, onde iam partilhar algumas bebidas e músicas swap. Conforme o tempo passava, a reunião, que foi chamada de Back Door Project, tornou-se um evento semi-público, e Seth e Scott viram que a nova música acústica que eles estavam fazendo era tão divertida e satisfatória como o que sua banda de rock praticava.

Twomey e os Avetts decidiram documentar seu projeto paralelo, em 2000, e o Back Door Project foi renomeado para The Avett Brothers, com o lançamento de um EP auto-intitulado no mesmo ano. A Nemo se separou antes de 2000, e Seth e Scott decidiram fazer The Avett Brothers sua nova prioridade. Eles se separaram amigavelmente de Twomey e acrescentaram o baixista e vocalista Bob Crawford. Depois de alguns meses de shows ao vivo, o novo trio gravou seu primeiro álbum, "Country Was", lnaçado em 2002. A banda caiu na estrada após o lançamento do álbum. O trabalho foi gravado em Pat Gauthier, Marshville, Carolina do Norte, em janeiro de 2002.

Depois de lançar seu primeiro álbum e um registro ao vivo, intitulado "Live at the Double Door Inn", o Avett Brothers se estabeleceu para compilar um álbum novo e completo. Durante este tempo, a banda começou uma parceria com Dolph Ramseur, dono de um selo local que tinha ficado impressionado com um show ao vivo do grupo e seu material de estúdio

Em 2003, foram 70 horas no estúdio, que resultou no segundo álbum da banda, "A Carolina Jubilee", primeiro registro pela Ramseur Records. O novo álbum englobava não apenas a intensidade da banda, mas também seu som refinado.

Em 2004 a banda lança seu terceiro álbum de estúdio, "Mignonette". O nome vem do iate inglês que naufragou ao largo do Cabo da Boa Esperança em 1884, deixando a tripulação de quatro pessoas presas em uma embarcação. Um dos sobreviventes foi morto e comido pelos outros, dois dos quais foram posteriormente levados a julgamento e condenados por assassinato.Andy Turner disse, em seu se review para o Country Standard Time, que "você ouvirá o dom da banda para canções emocionalmente honesta, que muitas vezes, são bem-humorada e o tocam ao mesmo tempo. E os vocais, doce harmonia e melodias maravilhosamente trabalhadas para fazer você jurar que ouvi canções como "Signs," "Please Pardon Yourself" e "The New Love Song" em algum lugar antes...".

"Live, vol. 2" é um álbum ao vivo de 2005, que mostra as performances de 22 de novembro de 2003 e 16 julho de 2004. O show de 2003 aconteceu no Charlotte’s Neighborhood Theatre e desse show foram retiradas 17 faixas.

Em 2006 o The Avett Brothers lança "Four Thieves Gone: The Robbinsville Sessions". Gravado em uma casa alugada em Robbinsville, Carolina do Norte, ao longo de 10 dias no início de 2005, o álbum tem uma introdução da guitarra elétrica e bateria mais pesada. Para muitos o álbum pode ser cansativo, devido aos seus 74 minutos de duração, mas assim como todos os álbuns do Avett, ele termina e você nem perdcebe.

Em 19 setembro de 2006 a banda lançou o EP "The Gleam", mais uma vez, pela Ramseur Records. Foi gravado por Doug Williams no Electromagnetic Radiation Recorders, logo após a conclusão de "Four Thieves Gone: The Robbinsville Sessions".

Em 2007, o The Avett Brothers atingiu um novo nível de popularidade com o lançamento do álbum "Emotionalism". Steve LaBate disse, em seu review para o Paste Magazine, que "o Avett, considerado muito "promissor" pelos críticos, estão agora com firmeza, imprudentemente, a cumprir essa promessa." Jo-Ann Greene, em seu review para o Allmusic, diz que "Emotionalism" é "um álbum fabuloso de uma banda que está cada vez melhor.". "Emotionalism" foi o primeiro álbum do Avett Brothers a aparecer na Billboard, ficando em 1° lugar na Top Heatseeker Albums Chart (chart dedicado aos artistas novos e em crescimento), 23° no Top Pop Catalog Albums e 134° no The Billboard 200. Para divulgar o álbum,a banda fez sua estréia nacional em 12 de maio no Late Night with Conan O'Brien, onde eles tocaram "Paranoia in B-Flat Major". "Emotionalism" marcou a primeira aparição do violoncelista Joe Kwon, que desde então se tornou um membro de turnê em tempo integral e membro de gravação da banda.

Com a ascenção da banda, um contrato com uma gravadora maior não demorou a ser assinado. O lendário produtor Rick Rubin, tomou conhecimento da banda e, imediatamente, assinou com a gravadora, através do seu selo Amercina Recordings, uma divisão da Sony BMG/Columbia.

Em 2008 foi lançado mais um EP da banda, "The Secnd Gleam", gravado por Doug Williams no Electromagnetic Radiation Recorders, com exceção de "The Greatest Sum (Electric)", que foi gravada no Echo Mountain. Esse foi o último lançamento da banda pela Ramseur Records.

Em 01 de novembro de 2007 o Avett Brothers venceu o Americana Music Association nas categorias Duo/Group of the Year e New/Emerging Artist of the Year. A banda voltou a ganhar o prêmio em 2010 na categoria Duo/Group of the Year.


Entre os dias 8 de setembro e 8 outubro de 2009, o Avett Brothers lançou 13 vídeos curtos descrevendo as músicas de seu próximo álbum, "I and Love and You". Os vídeos incluem clipes de shows passados, entrevistas de fãs e entrevistas com os membros da banda. A banda foi nomeada "the Artist to Watch of 2009" pela Rolling Stone.

"I and Love and You" foi lançado em 29 de setembro de 2009 e alcançou a 16° posição na Billboard 200, 8° no  Top Digital Albums, 7° Top Rock Albums, 3° no Top Tastemaker Albuns, 1° no Top Folk Albuns e a 72° na UK Albuns Chart. Após a banda se apresentar no 53rd Grammy Awards ao lado de Bob Dylan e Mumford and Sons, o álbum subiu para a 4° posição no iTunes Album Charts. Para promover o álbum, a banda fez várias aparições em programas de TV nos EUA, como: Late Show with David Letterman, Late Late Show with Craig Ferguson, Late Night with Jimmy Fallon e Austin City Limits.

"É difícil deixar ir. Ima namorada. Um cão de caça de idade. Um par de jeans rasgados. E talvez o mais "gut-wrenchingly" de tudo, é difícil deixar ir a sua banda favorita até então sem publicidade. Vê-los crescer de clubes para salões cavernosos. Vê-los pular de um anúncio no local semanal para a capa de uma revista nacional. E, finalmente, vê-los andar de olhos arregalados para o maior destaque. Esta é a situação dos fãs do Avett brothers: Eles devem manter um lábio superior duro como seus heróis para o mainstream grande e desconhecido." Jeff Fasano em seu seu review para a Paste Magazine.

Se formos comparar a evolução musical da banda pós-Rick Rubin, veremos que quase nada mudou com relação aos trabalhos anteriores da banda. Mesmo tendo sido contratada por uma grande gravadora, a banda continua na mesma linha de quando era de uma gravadora pequena. A banda está em constante evolução, a cada álbum adiciona um novo elemento, mas nada que mude bruscamente seu som. Em "I and Love and You" a banda deu uma nova ênfase no piano, com arranjos mais sutis. O piano apareceu em quase todas as faixas, mas houve uma diminuição do uso do banjo, que para os fãs mais antogps da banda é uma grande perda.

No outono de 2010 o The Avett Brothers lança o álbum ao vivo "Live, Volume 3", álbum gravadona cidade natal da banda, Charlotte, Carolina do Norte, no Bojangles Coliseum, no dia 08 de agosto de 2009.

No início de 2011 a banda voltou ao estúdio para começar a trabalhar no sucessor de "I and Love and You", com lançamento esperado para o início de 2012, sendo produzido, novamente, por Rick Rubin. "Nós gravamos 24 músicas, e há muito mais de onde veio isso", disse Scott Avett.

A banda está divulgando uma faixa, "The Once and Future Carpenter", que, possivelmente, estará no novo álbum da banda. O vídeo abaixo nos dá uma certeza, coisa boa vem por ai.


Saiba mais sobre a banda:

Tecnologia do Blogger.