The Allman Brothers Band - A magnifíca Whipping Post

Essa semana um amigo me perguntou: "Por que você fala tanto nesse tal de Duane Allman? Eu nunca ouvi falar nesse guitarrista!". Eu até dei risada nessa hora, mas respondi para ele: "Não adianta eu ficar falando quem foi ele. Faça o seguinte, quando você chegar hoje em casa, faça o download da faixa Whipping Post do The Allman Brothers Band. Depois que ouvir ela você irá me dizer o que acha do Duane". No dia seguinte,ontem dia 16/12/2010, ele tinha escutado a música e simplesmente ficou impressionado com a qualidade do Duane e também do Derek nas guitarras. Esse sem dúvida é mais um fã de Southern Rock que eu consegui.

Essa postagem foi feita através da tradução de um artigo da Wikipedia.
 
"Whipping Post"
é uma canção da banda The Allman Brothers Band. Escrita por Gregg Allman, a versão de estúdio de cinco minutos apareceu pela primeira vez em 1969 em seu álbum de estréia “The Allman Brothers Band”. Mas o verdadeiro poder da canção só se manifesta ao vivo, quando foi a base para performances muito mais longas e mais intensas. Esse poder foi capturado no duplo ao vivo “At Filmore East”, um dos álbuns ao vivo mais cultuados de todos os tempos, onde uma versão épica de 23 minutos ocupa todo o lado final do álbum. Foi graças a essa gravação de "Whipping Post" que a faixa apareceu Rock and Roll Hall of Fame's 500 Songs that Shaped Rock and Roll e na Rolling Stone's 500 Greatest Songs of All Time.

Composição e versão de estúdio

Gregg Allman tinha 21 anos quando a canção foi gravada. A composição da letra remonta de finais de março de 1969, quando o The Allman Brothers Band foi formado. Gregg não tinha conseguido ganhar um nome músico durante uma temporada, em Los Angeles, e estava no ponto de abandonar completamente a música quando seu irmão Duane Allman ligou e disse que sua nova banda precisava de um vocalista. Gregg mostra a banda 22 músicas que tinha escrito, mas apenas "Dreams" e "It's Not My Cross para Bear" foram consideradas utilizáveis. Nos dias que se seguiram, Gregg escreveu diversas músicas, incluindo "Whipping Post".

As penúrias que Gregg em Los Angeles serviram de inspiração para a música, que foi escrita em uma tábua de passar roupas usando fósforos queimados. Ele teve a idéia no meio da noite e não conseguiu encontrar uma caneta.. Mais tarde, ele disse: "Ela veio tão rápido que eu não tinha sequer uma chance para tirar o papel. Essa é a forma como as canções boas vêm, como uma tonelada de tijolos."

O escritor Jean-Charles Costa descreveu a versão de estúdio como um “quadro sólido, que mostra milhares de possibilidades em termos de expansão de solo.... e alcançando plena força no refrão apoiado pela guitarra dupla". A revista Rolling Stone chamou disse que a faixa é um hino duradouro, repleto do imaginário de uma balada blues.

A "Whipping Post" original foi gravada para o álbum “Allman Brothers Band” em 07 de agosto de 1969, no Atlantic Recording Studios em Nova Iorque. Adrian Barber foi o produtor, e a banda passou a sessão inteira de um dia inteiro para que a música ficasse boa. O álbum foi lançado em 4 de novembro de 1969, mas vendeu pouco. "Whipping Post" foi a última faixa do álbum, em que o escritor Randy Poe descreveu como "a tradição clássica de deixar o ouvinte querendo mais".
 
Versão "At Fillmore East"

“At Fillmore East” foi gravado em Nova Iorque no famoso Fillmore East, durante a segunda apresentação da banda em 13 de março de 1971. Duane Allman começa a introduzir a música - "Berry começa a fora" - então um fã grita "Whipping Post!", Duane responde: "Você adivinhou". Assim inicia-se a música que durou quase 23 minutos, repleta de improvisos, tornou-se aclamada e consagrou Duane e a banda.

Pelo fato de "Whipping Post" durar quase 23 minutos, “At Filmore East” tornou-se um álbum duplo e a banda insistiu em manter o preço de um álbum normal.Apesar de seu comprimento, o ao vivo "Whipping Post" recebeu uma considerável atenção nas rádios de rock progressivo durante a década de 1970, especialmente tarde da noite ou nos finais de semana. Isso levou "Whipping Post" a tornar-se uma das canções mais conhecidas e populares da banda e ajudou a dar ao “At Fillmore East” diversos elogios e títulos ao longo dos anos, como: sua reputação de ter, como: a Rolling Stone Record Guide escreveu em 1979, "não desperdício notas, não há congestionamento inútil, sem meias-contagens", e de ser, como a Rolling Stone escreveu em 2002 "a melhor performance de rock ao vivo em vinil."A VH1 disse que " Whipping Post era o que ia tornar a banda se famosa, uma escalada sem fim guiada pelos exorcismos na guitarra dupla de Duane e Dickey Betts".

A canção também adquiriu um papel quase lendário, no início de shows de rock dos anos 1970, quando membros da platéia em shows de outros artistas que de brincadeira gritavam "Whipping Post!" como um pedido entre os números, ecoando o ventilador capturado no Fillmore East. Jackson Browne tomou conhecimento de que isso ocorria durante os seus concertos da época.
 
Literatura

A Hal Leonard Corporation publicou um livro em vários volumes com partituras do Allman Brothers em 1995, e demorou 42 páginas para transcrever todos os solos de guitarra no “At Fillmore East”. "Whipping Post" também fez uma boa impressão sobre escritores e tem sido freqüentemente referida na literatura. No romance de Ron Rash, de 2006, The World Made Straight”, emLearning to Live de Douglas Palermo alienígenas exploram a Terra desolada e descobrem a gravação de “At Fillmore East”; os alienígenas estudam e, eventualmente, sucumbem em uma overdose de emoção. No romance de Tim McCleaf de 2004For They Know Not What They a música como uma metáfora para o sofrimento, enquanto Mary Kay Andrews na novela Little Bitty Lie refere-se à música como um exemplo de "blues-soul escaldante". Na obra de não-ficção, The Eighteen Stages of Love”, John C. Leggett e Suzanne Malm usam "Whipping Post" como uma metáfora para um relacionamento romântico. No contexto de uma comédia, a canção foi apresentada em 2008 na série de televisão My Name Is Earlno episódio "Joy in a Bubble", em que Joy fica doente e Earl tem de realizar todas as suas funções normais.

Outras versões

 
Versões ao vivo de "Whipping Post" apareceram mais tarde em outros álbuns dos Allman Brothers Band, embora nenhuma se aproximou da que foi tocada naquela noite no Fillmore East. Pelo fato deles usarem muito de improvisação na música, é quase impossível encontrar uma gravação de “Whipping Post” igual à outra.

O Allman fechou o Fillmore East em 27 de junho de 1971, sendo o show transmitido para muitas estações de rádio, e a versão da canção gravada naquela noite foi incorporada em 2006 como extra na Deluxe Edition do CD “Eat a Peach”

“Macon City Auditorium: 2/11/7” apresenta uma "Whipping Post" sendo executada após a morte de Duane Allman. O tecladista Chuck Leavell foi então adicionado à banda, e por um período muito breve em fins de 1972 Berry Oakley estava no baixo. Em 02 de novembro de 1972, na Hofstra University, "Whipping Post" foi tocada ao vivo em rede nacional no ABC In Concert. Mais breve do que o habitual, e com Leavell tendo um solo de piano elétrico, Betts ainda liderou a banda através de algumas das mudanças de tempo e as correntes emocionais da música. No final, Gregg Allman mudou a letra de "... That I feel, that there just ain't no such thing as dying". Mas em poucos dias, Berry Oakley também teria ido.
 
Em 2003 o desempenho no Beacon Theatre foi lançado no ano seguinte no álbum ao vivo “Way One Out”, e possui Warren Haynes e Derek Trucks na banda. Gregg regravou a canção para seu álbum de 1997, Searching for Simplicity”.


Letra

“I been run down, I been lied to.
I don't know why I let that mean woman make me a fool.
She took all my money, wrecked my new car.
Now she's with one of my goodtime buddies,
They're drinkin' in some crosstown bar.


Sometimes I feel, sometimes I feel
Like I been tied to the whipping post,
Tied to the whipping post,
Tied to the whipping post,
Good lord, I feel like I'm dyin'.

My friends tell me, that I've been such a fool,
And I have to stand by and take it baby, all for lovin' you.
Drown myself in sorrow, and I look at what you've done.
But nothin' seems to change, the bad times stay the same,
And I can't run.

Sometimes I feel, sometimes I feel
Like I been tied to the whipping post
Tied to the whipping post,
Tied to the whipping post,
Good lord, I feel like I'm dyin'.

Sometimes I feel, sometimes I feel
Like I been tied to the whipping post
Tied to the whipping post,
Tied to the whipping post,
Good lord, I feel like I'm dyin'”.


Vídeos 





Tecnologia do Blogger.