The Outside Dog - The Outside Dog (Review)


Esse é o primeiro álbum da banda brasileira de folk The Outside Dog. O álbum é composto por oito faixas e foi produzido de forma independente, tendo como produtor Zeca Leme (responsável por registros ao vivo de Motörhead, Eminem, Rush, B.B. King e Chuck Berry, entre outros) e foi masterizado no Sterling Sound, em New York.
O álbum começa com a faixa "Lot of Fools", diretamente influenciada por Bob Dylan, destaque para o vocal do Pedro Gama, que em cada faixa se apresenta de uma forma distinta. Ah... e à la The Avett Brothers, a faixa é calcada no som som do banjo, que por sinal, foi muito bem tocado pelo Pedro.

A segunda faixa do álbum, "Vintage Sunglasses", é influenciada pelo Led Zeppelin, e nela todos os instrumentos aparecem de forma harmoniosa e simples, sem firulas, ou seja, um "rock direto e reto" (palavras do Pedro).

A terceira faixa do álbum, "Peter", é sem dúvidas a melhor do álbum. Ultimamente tenho muito ouvido The Avett Brothers e essa faixa me fez lembrar a banda. O início da faixa é de matar, violão e, creio eu, baixo acústico, uma combinação perfeita. A faixa é uma homenagem ao fotógrafo Pedro Nóbrega, sendo inspirada pelo trabalho dele, que segundo o Pedro, consegue transmitir sentimentos completos. O fotógrafo Pedro Nóbrega, além de ser amigo do vocalista da banda, também foi o responsável pelas fotos do álbum.

A quarta faixa do álbum, "Next Chapter", não deixa a peteca cair. A execução da faixa é muito boa, mas não é o ponto mais interessante. A letra é o que chama a atenção. Segundo o Pedro Gama,  "ela fala de recomeço, passado e futuro. Mas o mais importante é que o narrador está em paz com suas escolhas. “Ele queimou a ponte”… Isso é: independente de qual foi essa escolha ele a está seguindo em paz e não deixou nenhum caminho “de segurança” que o permita retornar ao começo. Ele foi de espírito completo a esse destino."

"Oh The Boy! (Can't Play Guitar)", puro Rock and Roll! Gostei muito do som do Hammond nessa faixa. Segundo o Pedro Gama a "faixa trata da desilusão de um menino em tocar guitarra. Ele não acredita na música que escuta por aí, não encontra sinceridade naqueles que a compõem e está perdendo a fé naquilo que mais ama." Destaco mais uma vez o vocal do Pedro.

Todo álbum tem que ter aquela balada, aquela faixa que dificilmente passa desapercebida. "Seven Reasons", é uma balada que segue o manual da boa balada, ou seja, fala de amor, é clichê, mas é isso que faz as baladas serem boas. Imaginem uma balada falando de ódio? Não tem como. tem um aspecto em "Seven Reasons" que a torna diferente de muitas baladas por ai, ela é bem longa, na verdade é a faixa mais longa do álbum.

"Open D Blues", assim como "Lot of Fools", me encantou logo de cara. Banjo, violão e uma bateria indígena, ou seja, Country dos bons. Eu tenho uma paixão pelo som do banjo e isso faz de qualquer faixa que tenha esse instrumento perfeita para mim, assim como acontece com o violino.

"Toast For Our Lives" fecha o álbum em grande estilo, passando uma mensagem muito bacana. Segundo o Pedro Gama a faixa "tem a ver com a busca da liberdade, a aceitação de quem somos e a compreensão de que no final de tudo o que realmente importa são nossas crenças e as pessoas com quem nos relacionamos. E por que não brindarmos a isso?"

Ao terminar o álbum tive a certeza de que nosso país tem muita gente competente e que cria muita coisa relevante. O The Outside Dog é uma das belas surpresas que tive em 2011 e ainda pode dar bons frutos.

Parabéns para todos os envolvidos na produção desse álbum e espero um outro o mais rápido possível. E como disse para o Pedro pelo Facebook, gostei demais do trabalho.
Tecnologia do Blogger.