Whiskey Myers - Firewater (Review)


Estava dando uma lida em um blog italiano que gosto demais, o Southern Spirit Music, e encontrei a postagem Whiskey Myers - "Ballad of a Southern Man". Escutei a faixa indicada e não deu outra, descobri outra puta banda. O review que se segue é do álbum "Firewater", lançado no início de 2011.

Desde que comecei a ouvir Southern Rock e Country Rock me acostumei com as letras altamente patriotas de vários artistas. Para muitos escutar e dizer que gosta de uma música que exalta a história americana, suas guerras e suas tradições, é uma afronta a seus país, um ato anti-patriótico. Então eu sou anti-patriótico. Não irei deixar de escutar "Sweet Home Alabama", "Freebird", "Ramblin Man", "Truckin", ZZ Top, Lynyrd Skynyrd, etc, por que eles escrevem sobre seu país, suas tradições e sobre o que pensam sobre armas. Prefiro mil vezes exaltar os EUA que escutar e divulgar funk, pagode, axé e outros enlatados produzidos no Brasil. Em uma certa parte desse review, tudo isso que disse fará sentido.

"Firewind" é o segundo álbum do Whiskey Myers e é uma mescla de Southern Rock e Country Rock. Sinceramente, não esperava muita coisa desse álbum, mas ele me surpreendeu.

A primeira faixa do álbum, "Bar, Guitar and a Honky TonkCrowd", começa com um riff melancólico, uma letra cativante e logo de cara percebe-se a influência do Southern Rock na letra: "Hey Curtis Loew, Come on save my soul, With a bar, guitar and a honky tonk crowd". A música é ótima e abre muito bem o álbum.

"Guitar Picker" é uma faixa mais Blues Rock e da primeira vez que escutei, jurei que estava ouvindo o Lynyrd Skynyrd, uma impressão constante ao decorrer do álbum. Em momento algum isso foi ruim.

"Ballad Of A Southern Man" é uma faixa que gera curiosidade apartir de seu título. A letra dessa faixa é a mais Southern Rock de todas, pois expressa o orgulho de ser sulista. A letra fala de coisas distantes para nós brasileiros e que muitos não concorda (eu sou um deles), mas que para eles é normal, como ganhar um rifle na infância e aprender a atirar. Acho que sabendo que muitos iam criticar isso Cody Cannon escreveu o seguinte: "I guess that’s something you don't understand" ou "Eu acho que é algo que você não entende". É como falei no início do review, não irei deixar de escutar essa bela faixa por esses detalhes, eu sublimei isso. PS.: Acho que essa faixa é uma tentativa de trazer aquela mística do Lynyrd Skynyrd de volta.

Ao ouvir "Calm Before the Storm" fica evidente o grande potencial que Cannon tem para compor. Uma balada muito agradável. E é impossível não notar novamente na influência do Lynyrd Skynyrd nessa faixa.

"Broken Window Serenade" já começa bem, com uma gaita e um violão, e possui outra bela composição. Essa é uma balada e percebe-se isso ao ler o trecho inicial, "A couple of pretty flowers, Is what I brought I to you, I saw you through a broken window, With a different point of view", mas não se engane, existem algumas críticas ao longo da letra.

Falei que a influência do Lynyrd Skynyrd era fácil de se notar, mas não em "Cut From a Different Mold". Essa faixa é totalmente influenciada pelos conterrâneos da banda, os texanos do ZZ Top. As guitarras são o que mais impressionam nessa faixa.

"Turn It Up" é mais um cover, quer dizer, é mais uma faixa com a clara influência do Lynyrd Skynyrd.

"Virginia" é uma canção séria e sua letra fala sobre um amor perdido, possivelmente de uma garota chamada Virginia.

"Anna Marie" é a música mais animada do álbum e se aproxima do Country Rock. "Whoo-hoo, hey, that’s Anna Marie, whoo-hoo, Anna Marie", gostei do refrão.

"How Far" tem um inicio mais pesado e mantém o ritmo mais "para cima" de "Anna Marie".

"Strange Dreams" mostra que a banda não é boa de composição só de letras, mas que manda bem demais nas guitarras. Cody Tate e John Jeffers formam uma bela dupla.

"Song For You", faixa que encerra o álbum, é um belo tributo ao pai de Cody Tate, falecido dois anos antes por causa de um câncer.

Com relação a forte influência do Lynyrd Skynyrd no álbum, o vocalista Cody Cannon explica, "Nós sabemos que as pessoas vão comparar o nosso som com o do Lynyrd Skynyrd, e isso é bom, tomamos isso como um elogio". Além do Lynyrd Skynyrd e ZZ Top, pode-se ouvir a influência de diversas bandas, como Black Crowes e Black Oak Arkansas.

Se você já ouviu o BlackBerry Smoke, gosta de Lynyrd Skynyrd, gosta de letras bem feitas, não tem raiva de baladas Country, esse é um ótimo álbum para você. Se você for o contrário de tudo o que falei, escute e veja o que vai achar do som deles ao terminar de ouvir.

Saiba mais no:

Site Oficial | Facebook | Twitter | MySpace

Terminou de ouvir? O que achou do álbum? Dê sua opinião. Comente.
Tecnologia do Blogger.