.38 Special - Biografia


O 38 special surgiu em 1975 quando Donnie Van Zant (vocais), Jeff Carlisi (guitarra), Don Barnes (guitarra e vocal), Ken Lyons (baixo), Jack Grondin (bateria) e Steve Brookins (bateria ) se reuniram em Jacksonville, Flórida.  

Há essa altura o Lynyrd Skynyrd já estava no topo, fato que ajudou um pouco o 38 Special. Donnie Van Zant é quatro anos mais novo que seu irmão e, na época, vocalista do Lynyrd Skynyrd, Ronnie Van Zant. 


Dois anos depois, a banda assinou com a A & M Records e lançou seu álbum de estréia. "38 Special", lançado em 1977 passou desapercebido.

No ano seguinte é lançado "Special Delivery", mais um álbum que não faz nenhum alarde. Mas mesmo sem ter lançado nenhum álbum de sucesso, a banda estava fazendo diversos shows e isso ajudou a formar uma base de fãs.

Em 1979 a banda teve a sua primeira baixa, Ken Lyons abandonou a banda antes do início das gravações do próximo álbum. Para seu lugar veio Larry Junstrom.

"Rockin 'Into the Night" foi lançado em 1980 e foi o primeiro álbum da banda a chamar á atenção de um público maior. O álbum contém uma das minhas faixas favoritas, "Rockin 'Into the Night", e é o início de uma fórmula que iria dar bons frutos para a banda mais tarde. Com "Rockin 'Into the Night" a banda se inseriu no AOR, fazendo um som muito próximo ao do Journey, Foreigner e Reo Speedwagon, mas isso não significa que eles abandonaram sua origem sulista, muito calcada no country, boogie e blues. 

Após "Rockin 'Into the Night" ser lançado, o sucesso não demorou muito para bater na porta da banda. Em 1981 é lançado "Wild-Eyed Southern Boys", o passaporte para o sucesso. O álbum está repleto de faixas maravilhosas, mas "Hold On Loosely" (3° na Billboard Mainstream Rock e 27° na Billboard Hot 100), "Fantasy Girl" (30° na Billboard Mainstream Rock e 52° na Billboard Hot 100) e "Wild-Eyed Southern Boys" (35° na Billboard Mainstream Rock), "Honky Tonk Dancer", "Back Alley Sally", merecem mais destaque. O álbum alcançou a 18° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.

Se 1982 reservou para os fãs da banda um ótimo álbum, 1982 trouxe algo ainda melhor. "Special Forces" alçou o 38 Special para o topo, tornando os sulistas em uma das maiores bandas da época. "Caught Up in You" (1°), "Chain Lightnin'" (9°), "You Keep Runnin' Away" (7°), figuraram na Billboard Mainstream Rock. Não é muito fácil colocar três singles de um álbum no Top 10 da Billboard Mainstream Rock, ainda mais no início dos anos 1980. O álbum alcançou a 10° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.


"Tour de Force" foi lançado em 1983 e mostra a banda no seu auge. O álbum, mais uma vez, contém uma faixa que alcançou o topo da Billboard Mainstream Rock e a 19° colocação na Billboard Hot 100, "If I'd Been The One". "Back Where You Belong" também foi alto, ficou na 20° colocação na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a 20° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA.

A entrada de Jim Vallance na bateria e o Mike Porcaro no baixo, não trouxe o que a banda estava pensando: uma seqüência de bons números. Após ter lançado três álbuns de muito sucesso ("Wild-Eyed Southern Boys", "Special Forces" e "Tour de Force") no início dos anos 1980, parece que o tato para construir canções mais mainstream tinham desaparecido.

"Strenght in Numbers", lançado em 1986, teve a faixa "Somebody Like You" como a 6° colocação na Billboard Mainstream Rock e 48° colocação no Billboard Hot 100, "Heart s On Fire"na Billboard Mainstream Rock e vendeu mais de 500 mil cópias nos EUA, mas esse foi um resultado bem longe do que era esperado. Nesse momento o 38 Special começa a perder força comercial. Ai fica a pergunta, mas eles ainda tinham fôlego para mais um grande sucesso?

Em 1987, Barnes e Brookins se desligam da banda. Nesse período se juntam a banda o tecladista e vocalista Max Carl, e o guitarrista Danny Chauncey. 

"Flashback: The Best of 38 Special" foi lançado em 1987 e como qualquer Best Of de uma banda bem sucedida, vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA. Mas esse Best Of tem um problema, pelo menos para mim, ele não contém a melhor faixa da banda, pois essa ainda não havia sido lançada.

A resposta para a pergunta que fiz acima está em "Rock & Roll Strategy", lançado em 1989, mas a resposta não é o álbum como um todo, pois se analisado como um conjunto, se torna bem ruim. O álbum contou com Max Carl nos vocais e teclados, sendo que ele ajudou a escrever sete das onze faixas do álbum. O último suspiro do 38 Special veio com a balada das baladas, novamente para mim, "Second Chance" [Nota: A faixa foi escrita em 1983 por Jeff Carlisi e Cal Curtis com o título "I Never Wanted Anyone Else But You", sendo gravada em uma demo com a voz de Don Barnes. Em 1988, já com Max nos vocais,  a faixa ressurge], que figurou na Billboard Adult Contemporary (1°), Billboard Maisntream Rock (2°) e Billboard Hot 100 (6°), foi eleita "Adult Contemporary Song of the Year" pela revista Billboard . É por causa de "Second Chance" que o Best Of  "Flashback: The Best of 38 Special" não é completo.

Depois de "Rock & Roll Strategy" o 38 Special se transformou em uma "banda museu", aquela banda que vive de seu passado, pois o presente não é motivo de grande orgulho. [Nota: acabei de perceber que criei um novo termo, nunca tinha lido isso antes!]

A banda assinou um novo contrato de gravação com a Charisma, mas mesmo assim o álbum "Bone Against Steel", de 1991, não conseguiu ganhar muita atenção. O álbum contou com Max Carl nos vocais e teclados, sendo que ele ajudou a escrever nove das treze faixas do álbum. Logo após a gravação do álbum, Barnes retorna ao 38 Special.

O .38 Special não lançou outro álbum por seis anos. "Resolution" (1997) retoma grande parte do prestígio da banda e aparece inclusive entre uns dos mais tocados nas rádios americanas. O disco causou grande impacto no grupo que foi recrutado para ser a grande atração do Festival de Motocicletas de Sturgis, na Dakota do Sul, em 1999. O show foi tão impressionante que serviu como base para o álbum "Live at Sturgis", a primeira realização do grupo para a CMC International.

A banda ainda lançou em 2001, um álbum com músicas de natal chamado "A Wild-Eyed Christmas Night", a crítica se mostrou favorável ao lançamento.

O último lançamento do grupo foi em 2004, "Drivetrain" levantou novamente a auto-estima do grupo, que gosta de se gabar de mesmo após décadas de atividade continuar realizando mais de 100 shows por ano. Com "Drivetrain"  a banda mostrou algo que já tinha aparecido em "Resolution" é é bem explicado por Greg Prato em seu review para o AllRovi:

"Surpreendentemente, os meninos têm quase completamente ignorado a abordagem do rock melódico que fez sucesso, como eles endureceram o seu som consideravelmente. Na verdade, quase parece que o grupo está se concentrando apenas em conquistar o público motociclista."

Em 2007, a banda abriu a "Lynyrd Skynyrd and Hank Williams Jr's Rowdy Frynds Tour". Em junho do mesmo ano, saiu o game "Guitar Hero Encore: Rocks the 80s" onde apareceu "Hold On Loosely" em uma versão cover como uma das músicas.

Em 27 de setembro de 2008, foi filmado um especial, CMT Crossroads com o cantor country Trace Adkins. Em 2009, o .38 Special abriu para o REO Speedwagon e Styx, como parte da "Can't Stop Rockin' Tour".

Em 2011 a banda foi uma das atrações principais do Simple Man Cruise 2011.

Sem lançar nada desde 2004, ano em que lançou "Drivetrain", seu último álbum de inéditas, a banda lançou no dia 30 de agosto de 2011, o álbum ao vivo "Live From Texas".


A formação atual consiste em Barnes, Van Zant, o guitarrista Danny Chauncey, o baixista Larry Junstrom, o tecladista Bobby Capps e o baterista Gary Moffatt.

Saiba mais sobre a banda:

Tecnologia do Blogger.