Rossington Collins Band - Biografia


A Rossington Collins Band foi gerada por uma das tragédias mais conhecidas do Rock - em outubro de 1979, dois anos depois do acidente que matou Ronnie Van Zant, Steve Gaines e sua irmã, Cassie Gaines, os membros sobreviventes Gary Rossington, Allen Collins, Leon Wilkeson e Bill Powell decidiram tentar trabalhar juntos novamente, desta vez liderado pelo vocalista Dale Krantz. Uma reunião como Lynyrd Skynyrd parecia inviável naquele momento.

Mas Charlie Daniels deu uma nova esperança para os fãs em janeiro de 1979, quando anunciou "Lynyrd Skynyrd está de volta!" em sua V Volunteer Jam em Nashville, Tennessee. Todos os membros restantes do Lynyrd Skynyrd, com exceção do baixista Wilkeson (pois ainda estava se recuperando do acidente) tocaram uma versão instrumental de "Free Bird"

Apartir dessa apresentação uma nova banda começou a surgir. Mas eles estavam tentando ser algo diferente de um clone do Lynyrd Skynyrd, mas como o último grupo tinha manifestado as tendências musicais de todos os interessados, muito sinceramente, eles também não estavam se movendo longe das raízes que os gerararm. Krantz tinha sido uma backing vocal para Donnie Van Zant, irmão de Ronnie, no .38 Special. Com Barry Harwood trazendo uma terceira guitarra e Derek Hess tomando o lugar do baterista (Artimus Pylese se envolveu em um acidente de carro e quebrou a perna. Pyle decidiu que a Rossington Collins Band deveria encontrar um novo baterista, em vez de esperar ele se recuperar). 

A MCA Records ainda estava colhendo os frutos da liberação de diversos trabalhos do Lynyrd Skyntrd e estava muito interessada em qualquer grupo que pudesse atingir ao público ávido pelo Skynyrd e não havia ninguém melhor no momento.

Com três guitarristas potentes e uma seção rítmica de dar inveja a qualquer banda de rock, uma cantora de frente forte para eles e os talentos combinados de vários compositores, eles eram uma banda de rock dura, sólida com um toque sentimental. Os fãs se reuniram a eles no segundo semestre de 1980, quando editaram o seu primeiro LP, "Anytime, Anyplace, Anywhere", que chegou a 13° colocação na The Billboard 200 e ganhou um disco de ouro com a ajuda do single "Don't Misunderstand Me", que alcançou a 55° colocação na Billboard Hot 100.

O grupo poderia ter sido capaz de construir sobre esse início uma carreira sólida, mas a mulher de Allen Collins morreu em 1980. Isso foi suficiente para tirá-lo da maioria dos aspectos criativos da música da banda e ele era pouco visível como compositor no álbum seguinte do grupo, "This Is the Way" (que foi dedicado à memória de Katy Collins). O álbum foi surpreendentemente bom, considerando as circunstâncias por trás da sua gravação e lançamento, subindo para a 24° colocação na The Billboard 200. O single "Gotta Get It Straight" alcançou a 50° colocação na Billboard Mainstream Rock.

O grupo durou apenas até os primeiros meses de 1982. Em seu lugar, Rossington e Krantz, que havia se casado na época, formaram uma banda, The Rossington Band, com Hess ainda na bateria, em meados dos anos 80. Este grupo teve uma curta duração e foi ofuscado por várias encarnações provenientes de reuniões do Lynyrd Skynyrd, que começaram a se manifestar pelo fim dos anos 80, que incluiu Wilkeson e Rossington, enquanto a esposa de Rossington assumiu o papel de backing vocal. 

Em sua curta história, a Rossington Collins Band nunca teve uma chance de expressar o máximo de seu potencial, mas eles foram bem sucedidos o suficiente nos seus dois lançamentos nos anos 1980.
Tecnologia do Blogger.