The Allman Brothers Band - Novo álbum? Será?


Hoje abri meu Gmail  e fui ler o que o Google tinha me "entregado" através de seus alertas. Quando fui ler os resultados sobre o Allman Brothers Band me deparei com diversas notícias sobre um possível novo álbum. Li todas com muito carinho e agora dou minha opinião.

Desde o lançamento do bom "Hittin' the Note" (não digo ótimo porque senão como iria classificar os álbuns seminais da banda?), o Allman Brothers alimenta seus novos e antigos fãs com álbuns ao vivo e compilações, um deles é o "Live at the Atlanta International Pop Festival: July 3 & 5, 1970", um ótimo álbum ao vivo que adoro ouvir. Eu me encaixo no grupo dos novos fãs e não reclamo desse longo tempo sem novos lançamentos, mas não acho que eles deveriam parar de lançar trabalhos inéditos. Não passei a gostar do Allman por causa de lançamentos que conheci através da "grande mídia", pelo contrário, conheci a banda através daqueles álbuns clássicos, que até hoje não sei como cheguei a eles.

Vamos a algumas análises:

“Chegamos a um ponto onde provavelmente nunca mais lançaremos discos. Não conseguimos mais vender o suficiente para cobrir os custos das gravações”, disse Butch Trucks.

Qual banda atualmente consegue cobrir custos de produção de novos lançamentos? Muitas podem conseguir pagar as contas, mas lucram pouco, foi-se a época em que vendas de CDs rendiam algo. O Allman Brothers nunca foi uma banda acostumada a vender muitos álbuns (Cerca de 11 milhões de cópias, segundo a RIAA), sempre fez longissimas turnês e se segurou até os dias atuais graças aos seus belos shows e a uma base de fãs fiel, que sempre lota os shows da banda, um exemplo fresquinho é a maratona de treze shows no Beacon Theatre que terminou a menos de um mês e teve os shows lotados. As turnês é que sustentam as bandas atualmente, olha as cifras alcançadas pelo U2, Rolling Stones, AC/DC, entre outros nos últimos anos. Esse argumento do Butch soa como o de uma pessoa cansada dos estúdios e querendo se aposentar.

“Provavelmente, Butch está certo. Na visão dele, pegaríamos músicas novas e tocaríamos ao vivo, deixando-as abertas ao público, sem necessariamente entrar em estúdio. Seria divertido fazer um novo disco, não descarto a possibilidade. Mas não é prioridade. Temos muito orgulho de "Hittin’ The Note" (último lançamento de inéditas da banda). Só faríamos algo que fosse tão bom quanto, ou melhor. Mas temos andado tão ocupados que isso não acontecerá tão cedo”, disse Warren Haynes.

O discurso do Warren é mais cauteloso.  Eu gosto de músicas ao vivo, mas prefiro escutar ela primeiro em sua versão gravada em estúdio e depois ao vivo, isso é um gosto pessoal, e não me agrada essa "provável" idéia do Warren. Essa frase "só faríamos algo que fosse tão bom quanto, ou melhor", não pega. Se o Allman Brothers fosse levar isso a risca teria parado de gravar álbuns em 1973, ano em que lançou "Brothers and Sisters". Esse é o discurso de alguém que não quer se comprometer.

“Butch Trucks acaba de anunciar à imprensa que não haverá mais registros de estúdio do Allman Brothers. Tudo que posso falar é que não fui eu quem disse isso. Vamos entrar em estúdio novamente, com ou sem Butch. E é isso que tenho a declarar”, disse Gregg Allman.

Essa foi uma resposta a primeira resposta dada por Butch Trucks. O Gregg é um dos meus ídolos na música por isso, o cara passou por sérios problemas de saúde (fez um transplante de fígado), diziam que ele nunca mais voltaria a ativa, mas ele deu uma ótima resposta com "Low Country Blues" e a maratona de shows no Beacon. Em uma entrevista ao site Classic Rock Revisited ele disse o seguinte: "Quando eu me sentirei como se nada tivesse acontecido?"  Perguntou aos médicos. "Eles disseram que seria em um ano e meio. Estou fechando em oito meses." Gregg Allman é um daqueles músicos que querem morrer fazendo música e acredito quando ele disse que irá entrar em estúdio com ou sem Butch.

Eu acredito em um novo álbum do Allman Brothers, mas creio que esse possível álbum só sairá em 2012. Por que? Gregg Allman e Warren Haynes estão em turnê para promover seus álbuns solos e pelo fato do Allman Brothers ser perfeccionista, as gravações deverão ser demoradas.

Agora é esperar por mais notícias e que esse provável álbum não cause um racha no Allman Brothers.

Um agradecimento especial para o blog da Van do Halen, pois peguei lá as traduções das falas.
Tecnologia do Blogger.