Lynyrd Skynyrd - Biografia

Tudo começou em 1964 na cidade portuária de Jacksonville, sul da Flórida. Van Zant em uma partida de Baseball rebateu violentamente uma bola, que por uma incrível coincidência, caiu bem na cabeça de Bob Burns, que estava junto com Gary Rossington na arquibancada, deixando ele inconsciente por alguns minutos. Ronnie Van Zant, Robert Burns (Bob), que tinha uma bateria, Gary Rossington que por sua vez, sugeriu para a então banda em formação o baixista Larry Junstrom. Faltava a banda de garotos um amplificador. Por ter o aparelho e também tocar guitarra, além de ser colega de escola dos outros integrantes, Allen Collins (Larkin Allen Collins Jr.), então no The Mods, juntou-se à banda. Estava formado o embrião do Lynyrd Skynyrd.

Começaram a tocar influenciados pelo country, rock britânico (Rolling Stones, Yardbirds, Cream) e blues. Os ensaios aconteciam na garagem da casa de Burns. "Nos plugávamos nossas guitarras no canal limpo, Ronnie colocava seu microfone no normal - eram os três em um amplificador - e Bob tocava bateria. Foi assim que começamos", disse Gary.

Neste período a banda mudou várias vezes de nome: o primeiro foi My Backyard, seguido por Noble Five, Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones, e One Percent.

O nome Lynyrd Skynyrd surgiria de um modo inesperado. Durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner, o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Jacksonville, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola.

"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!", disse Ronnie. A platéia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado".

Passaram a ensaiar numa espécie de barracão de madeira e zinco, tão pequeno e quente que foi apelidado pelos integrantes de "Hell House", ao sul de Jacksonville. Foi no calor sufocante da Hell House que o som da banda começou a tomar forma - country, blues e hard rock eram a base sonora do grupo. Além de músicas próprias, tocavam covers entre outros, de Cream e Creedence Clearwater Revival.

Em 1968, o Lynyrd Skynyrd consegue gravar um single, "Need All My Friends", em "Shade Tree", um título baseado em sua cidade natal. O lado B do single apresenta a canção "Michelle" - uma música que se comparada com o que viria mais tarde, demonstrava o quanto o Lynyrd Skynyrd da época tinha uma sonoridade básica, mas onde já se notavam lampejos da futura ferocidade.

Em outubro de 1970, a banda completou 5 anos de existência e centenas de apresentações. Como empresário, passaram a contar com Alan Walden, irmão do presidente da Capricorn Records. Alan conseguiu para o Lynyrd Skynyrd a gravação de algumas demos no Quinvy Studios, Muscle Shoals, Alabama. As gravações - com a primeira versão de "Freebird" e outros futuros clássicos - foram concluídas em duas sessões, durante a primavera de 1971.

Neste ano, por um breve período (até o início de 1972), participou da banda Rickey Medlocke, tocando bateria. Ele também contribuiu com algumas composições e chegou até a cantar. Curiosamente, Rickey retornaria ao Lynyrd Skynyrd em 1996 como guitarrista, sendo idolatrado pelos novos fãs.

O baixista Leon Wilkeson entrou na banda no final da segunda sessão, em 1972. Trabalharam como produtores das demos Jimmy Johnson [integrante do Muscle Shoals Rhythm Section e gravou ao lado de Aretha Franklin, Rolling Stones, Cher, etc.] e Tim Smith, que mais tarde seriam homenageados por Ronnie em "Sweet Home Alabama", como "The Swampers".

Também nessa época junta-se a banda o excelente tecladista Billy Powell. Billy entrou para o Lynyrd Skynyrd como roadie. Um dia, ao ouvi-lo tocando piano entre as sessões de gravação, Ronnie perguntou porque nunca havia dito que sabia tocar o instrumento. Powell respondeu que estava feliz com seu trabalho de roadie e não ambicionava tocar com a banda. Mas Ronnie tinha outras ideias bem antes de Billy fazer parte do grupo e o convidou para integrar o Lynyrd Skynyrd.

Apesar de ser basicamente uma guitar-band, o Lynyrd Skynyrd ganhou muito com os teclados, "Freebird" e "Tuesday's Gone" são belos exemplos da importância de Billy Powell.

O Southern Rock, com bandas como Allman Brothers Band, Marshall Tucker Band e Wet Willie, estava no auge, assim como de forma geral, o blues-rock, através de bandas inglesas, que beberam da fonte, como o Led Zeppelin e Free (esta uma grande influência ao Lynyrd Skynyrd, tanto da parte do vocalista Paul Rodgers, para Ronnie, e do guitarrista Paul Kossof, para Gary).

O Lynyrd Skynyrd retornou a Jacksonville e posteriormente, estabeleceu-se em Atlanta, passando a tocar no Funnochio's, um clube barra-pesada, conhecido como o mais perigoso da cidade - algo que em parte, colaborou para a posterior reputação dos membros da banda serem beberrões, encrenqueiros e mal encarados.

Al Kooper, que tinha deixado o Blood, Sweat and Tears, havia criado um selo chamado Sounds of the South com distribuição pela MCA Records. Em turnê tendo o Badfinger como banda de apoio, Kooper nota o Lynyrd Skynyrd em Atlanta e os convida para assinarem contrato com o seu selo. Al Kooper produziu o primeiro disco do Lynyrd Skynyrd no qual tocou diversos instrumentos.

Leon saiu brevemente do Lynyrd Skynyrd neste meio tempo e Ronnie lembrou-se de Ed King, ainda da turnê com o Strawberry Alarm Clock. O gorducho Ed foi convocado para o contrabaixo. Depois, quando retornou, Leon encontrou a formação do Lynyrd Skynyrd estabelecida com nada menos que três guitarristas, imprimindo aquela que seria uma das principais características da banda: o furioso ataque de três guitarras solo.

Na formação clássica, os três guitarristas usavam as seguintes guitarras: Gary Rossington usava uma Gibson Les Paul (em Freebird era uma Gibson SG), Allen Collins uma Gibson Firebird e Ed King uma Fender Stratocaster.

Em agosto de 1973 assinam com a MCA Records e lançam o "Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd". O álbum foi um sucesso imediato, apesar de sua longa duração, "Freebird" se tornaria uma espécie de hino. Também se destacaram no trabalho "Gimme Three Steps", "Simple Man" e "Tuesday's Gone". Para muitos, o melhor disco do Lynyrd Skynyrd. "Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd" é para Stephen Thomas Erlewine "o nascimento de uma grande banda". O álbum alcançou a 27° colocação na The Billboard 200 e já vendeu mais de 3 milhões de cópias.

Pete Townshend, guitarrista do The Who, assistiu a uma apresentação do Lynyrd Skynyrd, gostou do que viu e convidou a banda para abrir os shows do The Who durante a turnê Quadrophenia. Na noite de 20 de novembro de 1973, um aterrorizado Lynyrd Skynyrd, que só havia tocado em pequenos bares e clubes, enfrentou a platéia do Cow Palace, em San Francisco, temendo o pior - o público do Who em geral hostilizava outras bandas. Resolveram tocar "o mais bêbados possível". Mas foram bem recepcionados.

Toda bela estréia necessita de uma boa sequência, na verdade poucas bandas conseguem lançar um segundo álbum melhor que o seu de estréia, o Lynyrd Skynyrd é uma dessas raras execessões.

Em janeiro de 1974, a banda vai para o Record Plant, Los Angeles, iniciar a gravação de um novo álbum. As gravações do que viria a ser "Second Helping", começaram meio turbulentas.  
"O problema é que nós estávamos no estúdio 1, os Eagles (The Eagles) estavam no outro, Stevie Wonder estava gravando no terceiro, e John Lennon e Jackson Browne estavam ao redor. A banda se sentiu nervosa um bocado de tempo, especialmente no dia em que John Lennon esteve em nossa sala de controle. Eles ficaram congelados - foi o fim do trabalho naquele dia", disse Kevin Elson.

Também havia a pressão para que produzissem outro clássico como "Free Bird". Ronnie sugeriu que "Sweet Home Alabama" poderia ser o tão aguardado hit, mas Kooper e a MCA achavam que "Alabama" era muito regional e optaram por lançar como música de trabalho do disco "Don't Ask Me No Questions". Esta escolha revelou-se equivocada, mas com o posterior lançamento de "Sweet Home Alabama" - resposta a canção "Southern Man", de Neil Young - a situação se reverteu: lançada em junho de 1974, "Sweet Home Alabama" chegou ao número 8 nas paradas fazendo com que "Second Helping" recebesse, ainda em 1974, disco de ouro e alcançasse a 12° colocação na Billboard 200.

O sucesso de "Sweet Home Alabama", apesar da polêmica letra, teve outra consequência: identificou o Lynyrd Skynyrd como uma "Southern Band". A MCA decidiu acrescentar no palco da banda a bandeira confederada, completando a imagem. A concepção comum era que Ronnie e seus companheiros não passavam de uns reacionários, mas a verdade é que a letra de "Sweet Home Alabama" e de outras canções semelhantes em temática expressava as frustrações e aspirações de todos os residentes no sul.

Os excessos da turnê subseqüente minaram a saúde do baterista Bob Burns que "pendurou as baquetas", após uma série de shows pela Europa, cedendo lugar ao excelente Artimus Pyle. Para muitos, mesmo com a fundamental contribuição de Burns em vários dos clássicos da banda, Pyle é o baterista do Lynyrd Skynyrd.

Quando a banda entrou no Webb IV Studios, em Atlanta (janeiro de 1975) tinham apenas uma canção pronta - "Saturday Night Special" - ainda com participação de Burns. Em vinte e um dias, trabalhando dezesseis horas por dia, eles só conseguiram terminar pouco mais de sete canções, mas a qualidade do material não correspondeu aos trabalhos anteriores. Por essa razão Ronnie chamou o disco de "Nuthin' Fancy".

Ainda assim este disco atingiria o número 9 das paradas. O single do trabalho, "Saturday Night Special" se tornou um clássico imediato nos shows e uma crítica de Ronnie ao que de certa forma, a banda era acusada por muita gente.

Teria início a famigerada "Torture Tour" ou "Turnê da Tortura", como a apelidaram os integrantes do Lynyrd Skynyrd. Apesar do sucesso comercial, a excursão foi marcada por brigas, quartos de hotel destruídos, performances desastradas, e datas canceladas. Para completar, Ed King saiu da banda, por problemas pessoais. Allen e Gary tiveram de dividir as partes de guitarra que Ed tocava durante as restantes seis semanas da "Turnê da Tortura".

Na "Torture Tour", uma roadie ficava atrás dos amplificadores gritando o nome da próxima música a ser tocada, nesse momento a banda não conseguia sequer decorar a ordem das músicas a serem apresentadas. Esse foi o auge do uso de drogas pelos membros da banda. A imprensa, claro, deitou e rolou, tachando os caras como um punhado de "rednecks" bêbados e loucos. Isso irritava Ronnie, que buscaria retrabalhar a imagem do Lynyrd Skynyrd.

Para o quarto álbum, foi convocado o produtor Tom Dowd, que havia trabalhado com Aretha Franklin, Ray Charles, em "Layla" (Eric Clapton), e em "At the Filmore East" (Allman Brothers Band). Apesar da mão segura de Dowd, "Gimme Back My Bullets" (1975), foi muito criticado e é tido (por boa parte dos críticos) como o mais fraco da carreira da banda. Na época, o característico "exército de guitarras" estava reduzido a dois; o tempo para gravação tinha sido escasso (tinham tido anos para compor o repertório dos dois primeiros discos, mas o terceiro e quarto foram virtualmente escritos no estúdio). De qualquer forma "Gimme Back My Bullets" alcançou o Top 20 garantindo o quarto ouro consecutivo da banda.

Quando "Gimme Back My Bullets" era tocada, diversas balas de revolver 38 eram arremessadas no palco, com medo de que o público parassem de jogar as balas com as mãos e decidissem mandar elas por outros meios, a música foi exluída do set list da banda.

Em 1976 a coisa andava meio ruim para o Lynyrd Skynyrd. Mesmo com o tremendo sucesso da banda, Ronnie cogitou deixar o Lynyrd Skynyrd. Estava com problemas de saúde devido as infindáveis turnês e também em parte pelo nascimento de sua segunda filha, Melody, em setembro, o que o levou a reavalir sua vida e suas prioridades.

Antes do início das gravações do próximo álbum, em julho de 1976, a banda resolveu procurar um substituto para Ed King. Entre os nomes cogitados surgiram o de Wayne Perkins e até o de Leslie West (ex-Mountain, em comum com King o fato de ser gorducho e ótimo guitarrista). Mas as opções se revelaram frustrantes - West queria que a banda passasse a ser chamada de "Leslie West e Lynyrd Skynyrd".

Foi quando Cassie Gaines lembrou aos membros da banda que seu irmão mais novo, Steve Gaines tocava guitarra e que este poderia fazer uma jam com o Lynyrd Skynyrd. A idéia não agradou a principio. "Ninguém faz jams conosco", disse Gary. "Mas ela (Cassie) nos convenceu a lhe dar uma chance. Então ele juntou-se a nós no palco uma noite, sem ter ensaiado ou qualquer coisa, e quando começou a tocar, Allen e eu olhamos um para o outro e nossos queixos caíram", acrescenta.

Vencida a "resistência" inicial dos integrantes do Lynyrd Skynyrd, Steve Gaines, juntou-se ao Lynyrd Skynyrd trazendo sua atitude e energia positiva um impacto tremendo sobre a banda, especialmente sobre Allen Collins, que passou as partes da terceira guitarra para o novato Gaines. "Ele nos inspirou tremendamente. Ele era um grande cantor também e poderia ter chutado um pouco o traseiro de Ronnie", brincou Gary.

Gaines conhecia o trabalho do Lynyrd Skynyrd - costumava tocar "Saturday Night Special" com sua banda anterior, Crawdaddy - mas ele teve apenas um mês de ensaios antes das gravações do novo disco terem inicio.

Mas o "batismo de fogo" de Steve Gaines foi sem dúvida os shows que resultaram no disco duplo "One More From The Road", lançado em 1976. Como parte da mudança de imagem que Ronnie queria para o Lynyrd Skynyrd, eles se engajaram na campanha "Save The Fox", para preservar um tradicional teatro de Atlanta, na Geórgia. Eles encararam a defesa do teatro chegando a receber título de cidadãos honorários de Atlanta.

O disco foi gravado em três shows no Fox Theatre com produção de Tom Dowd. Vendeu horrores - sendo inclusive lançado no Brasil - apresentando performances arrasadoras para os principais clássicos da banda e para "Crossroads", de Robert Johnson. A versão ao vivo de "Freebird", com a frase introdutória de Ronnie, "Que canção vocês querem ouvir?" - sobe nas paradas.

Ainda em julho, tocam em benefício da campanha do candidato a presidente Jimmy Carter. Em agosto, se apresentam no Knebworth Fair, na Inglaterra, performance que bem mais tarde apareceria no filme "Freebird - The Movie".

Num final de semana de setembro de 1976, os guitarristas Gary Rossington e Allen Collins ficam feridos em dois acidentes de carro distintos. O episódio seria tema para a letra de "That Smell", escrita e apresentada durante a turnê seguinte ao lançamento de "One More From The Road". Como resultado dos acidentes, a banda foi forçada a dar um tempo, o que resultou na imagem mais calma que Ronnie queria engendrar.

A excitação gerada pelo sucesso do álbum ao vivo e pelas excursões se refletiram na produção do próximo disco. A banda entrou no Criteria Studios em Miami, com o produtor Tom Dowd, em abril de 1977, com material suficiente para completar um disco. Mas os integrantes não gostaram dos primeiros resultados das sessões. A turnê do Lynyrd Skynyrd durante o verão de 1977 foi sucesso absoluto. Ao final da turnê, a banda entrou no Doraville's Studio One para terminar o álbum iniciado no Criteria. Dowd estava comprometido com um projeto em Toronto e enviou o engenheiro Barry Rudolphy em seu lugar.

Certa vez Ronnie havia dito que o Lynyrd Skynyrd era formado por "pessoas das ruas". A partir disso e da sua reputação de encrenqueiro, surgiu o título do álbum, "Street Survivors" (Sobreviventes das Ruas). Ele contém alguns dos mais concisos temas escritos por Ronnie, em parte porque a MCA havia decretado que o álbum deveria produzir ao menos três hits, com não mais que três minutos de duração.

"Street Survivors" seguiu a trilha de sucesso dos outros discos, sendo o primeiro a obter ouro em seu lançamento. Tudo indicava que seria o mais popular em 12 anos de carreira, por confirmar o trabalho DE uma banda madura e coesa. A capa, que mostrava o Lynyrd Skynyrd cercado por chamas, se tornaria num icone americano. Hits instantâneos, como "That Smell" e "What's Your Name" e uma crescente participação de Gaines que brilha em várias faixas e chega até a assumir os vocais em "You Got That Right", fizeram do álbum um sucesso.

Aparentemente o Lynyrd Skynyrd teria anos de glória pela frente. A banda iniciaria em novembro, no Madison Square Garden, sua mais ambiciosa turnê - "Tour Of The Survivors". Três dias depois, a surpresa de um destino que, para os mais céticos, havia sido prenunciado pelo próprio Ronnie Van Zant, em suas canções. Ronnie tinha vinte e nove anos quando morreu no acidente aéreo. E havia escrito na canção "All I Can do is Write About It" (a preferida de sua filha Melody): "Eu posso ver o concreto rastejando lentamente. Senhor, me leve antes que ele chegue".

Em outubro de 1977 o Lynyrd Skynyrd se encontrava num ponto alto de sua carreira. A revigoração do grupo com a entrada de Steve Gaines, uma série de shows antológicos e a ótima receptividade ao álbum "Street Survivors" reforçavam o excelente período pelo qual passava a banda.

A banda decidiu trocar o ônibus utilizado nas turnês por um pequeno avião modelo Convair 240 manufaturado em 1947. O avião, apelidado de "Free Bird", facilitaria as viagens daquela que prometia ser uma movimentada turnê e que em breve teria inicio.

No dia 20 de outubro, a banda tinha como compromisso um show no Lousiana State University, Baton Rouge, Lousiana. O Convair, com 26 pessoas - a banda, sua equipe e dois tripulantes - levantou vôo de Greenville, Carolina do Sul, no final da tarde. Por volta das 18:42 o avião apresentou problemas e começou a perder altitude. Um dos motores parou durante o vôo, e os pilotos tentaram transferir o combustivel restante para o outro motor, sem efeito. O avião começou a cair rapidamente. O piloto ainda tentou desviar para um aeroporto próximo, mas as asas começaram a colidir contra as árvores mais altas.

Quando perceberam que o avião estava caindo, Van Zant agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus Pyle, segundo este contou. "Ele olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo 'Bem, é hora de ir, parceiro'. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça".

O avião caiu em uma densa floresta, em uma área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb, Mississipi. Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano. Também faleceu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte em seus braços.

"Após o acidente, o empresário da banda alugou dois aviões e nos levou ao local em McComb. Eu continuava não acreditando. Eu não acreditei quando voltei para casa, continuei não acreditando após o funeral e por um longo tempo depois", disse Judy Van Zant Jenness, viúva de Ronnie.

Como geralmente acontece nesses casos, a tragédia resultou em maior exposição do Lynyrd Skynyrd e na venda de milhares de discos. Alguns dias após o acidente, Teresa Gaines, viúva de Steve, pediu a MCA que substituísse a capa de "Street Survivors" - que apresentava chamas ao fundo, as quais envolviam especialmente a imagem de Steve, certamente algo que assumiu um novo e triste simbolismo após o acidente.

Os corpos de Steve Gaines e de sua irmã Cassie Gaines foram cremados e as cinzas sepultadas no cemitério Jacksonville Memory Garden. Ronnie foi sepultado no mesmo cemitério, juntamente com seu chapéu Texas Hi-Roller negro e sua vara de pescar favorita. Cento e cinquenta amigos e familiares participaram do serviço fúnebre, marcado pela mensagem do ministro David Evans, de que Ronnie Van Zant, o carismático e visionário vocalista do Lynyrd Skynyrd não estava morto, ele vivia em espírito no céu e terra, através de sua música.

Neste ponto, o Lynyrd Skynyrd transcendia o status de banda de Southern Rock para se transformar em um mito. O que veio depois, até os novos fãs precisam admitir, não pode ser comparado ao que foi o Lynyrd Skynyrd em priscas eras. De qualquer forma, poucos meses depois do acidente, foi lançado um single de "What's Your Name?" que alcançou a 13ª posição nas paradas seguido de outro single de sucesso, com a música "You Got That Right". O disco "Skynyrd's First…and Last", apresentando músicas gravadas entre 1970 e 1972, mas não lançadas oficialmente, obtém disco de platina.

Dois anos após o acidente, em 1979, os membros sobreviventes da banda, com exceção do batera Artimus Pyle (que quebrara o braço em um acidente de moto) se reúnem em um novo grupo, chamado Rossington-Collins Band. Participa da banda a vocalista Dale Krantz - backing vocal da banda .38 Special, do irmão de Ronnie, Donnie Van Zant. Dale mais tarde se casaria com Gary Rossington.

Allen correu o risco de ter o braço esquerdo amputado devido a uma infecção decorrente do acidente aéreo, medida que os médicos tomariam caso não fossem proibidos pelo pai do guitarrista, que acreditou na recuperação do filho. Mas o acidente de avião na qual Collins assistiu seus melhores amigos morrerem e ele próprio ter ficado à beira da morte, não seria a primeira e nem a única atribulação da sua vida. Para alguns, pareceu que ele inconscientemente estava seguindo o caminho de seus colegas desaparecidos.

Durante os primeiros dias da turnê do disco "Anytime, Anyplace, Anywhere" em 1980, a esposa de Collins, Kathy Johns, morreu de complicações durante a gravidez. A morte de Kathy, que forçou o cancelamento da turnê, devastou o guitarrista, ainda emocionalmente abalado pela perda recente de seus amigos no acidente. Houve quem diga que depois da morte da esposa, Collins nunca mais foi o mesmo.

Em janeiro de 1986, uma nova e definitiva tragédia: quando dirigia embriagado perto de sua casa seu novo Ford Thunderbird, Collins perdeu o controle do veículo, colidindo violentamente. Sua namorada, Debra Jean Watts, que o acompanhava, morreu na hora e ele ficou paraplégico. Os ferimentos ainda limitaram a parte superior do corpo e braços, o confinando a uma cadeira de rodas. Impossibilitado de tocar guitarra, sua carreira havia terminado.

No ano seguinte, 1987, Collins e seu pai Sr. Larkin Collins, tiveram a idéia de um tributo ao Lynyrd Skynryd, de forma a rememorar os dez anos do acidente de avião. Eles convocaram os membros originais - Gary Rossington, Leon Wilkeson, Billy Powell, Artimus Pyle, Ed King - que se uniram a Johnny Van Zant, e no lugar do próprio Collins, foi chamado o guitarrista Randal Hall (ex-Allen Collins Band). A turnê rende um disco ao vivo, o "Southern by the Grace of God", e um vídeo-documentário.

Em 1989 as condições de saúde do guitarrista, principalmente as respiratórias, se deterioraram em função da paralisia. Ele foi hospitalizado em setembro, mas os remédios utilizados para combater uma pneumonia pioraram ainda mais sua saúde. Larkin "Allen" Collins resistiu até janeiro do ano seguinte, 1990: no dia 23, ele faleceu aos 37 anos. Seu corpo foi sepultado no Riverside Memorial Garden, em Jacksonville, ao lado da sepultura de sua esposa Kathy Johns.

Se já era inconcebível um Lynyrd Skynyrd sem Ronnie Van Zant e Steve Gaines, sem Allen Collins se tornava patente, pelo menos aos velhos e mais radicais fãs, que a banda não poderia continuar. Mas continuou, para lamento de alguns, curiosidade de outros e apesar dos pesares, grande interesse de terceiros. Em 1991 lançam um disco chamado "Lynyrd Skynyrd 1991", com Johnny Van Zant, no lugar de Ronnie, e Ed King de volta a guitarra. "Smokestack Lightning" alcançou a 2° colocação na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks e "Keeping The Faith" a 10°.

"The Last Rebel" lançado em fevereiro de 1993, é um álbum que complicado, cada um acha algo sobre. Ele está na minha lista de preferidos do Lynyrd Skynyrd, podem acusar o álbum de estar repleto de clichês, mas e dai? Isso não torna o álbum ruim. O álbum teve um ótimo desempenho nas paradas musicais. Alcançou a 67° colocação na Billboard 200, 4° no Canadá, 6° na Finlândia, 2° na França, 5° na Alemanha, 3° na Suécia e o 1° na Suiça. A maravilhosa "Good Lovin's Hard To Find" alcançou a 6° colocação na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks e "Born To Run" a 37°.

"Endangered Species" lançado em 1994, é um álbum acústico que conta com diversas versões dos clássicos da banda. "Endangered Species" é um álbum interessante, mas não trás nada de novo. Mas é inegável que ele ajudou muito para o início dessa nova popularização do Lynyrd Skynyrd, principalmente por mostrar para um público mais jovem, como eu, os clássicos na versão do novo Lynyrd Skynyrd.

Em 1996 é lançado o excelente documentário "Freebird…The Movie", com cenas inéditas da banda.

"Twenty" é lançado em 1997 e seu nome é uma referência aos 20 anos do acidente que vitimou boa parte da formação original da banda. Para o álbum, são recrutados duas lendas do Southern Rock, Rickey Medlocke, que tinha sido baterista da banda antes de formar Blackfoot, e Hughie Thomasson do The Outlaws. A adição dessas duas "lendas" do Southern Rock é parte do problema do álbum. Muita gente boa e consagrada nem sempre é sinal de qualidade. Existem bons momentos, principalmente na faixa "Travelin' Man", mas no geral o álbum não empolga e mais uma vez não traz nada de novo. "Travelin' Man" alcançou a 22° colocação na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks e "Bring It On" a 33°.

Em 1998 é lançado o ao vivo "Lyve From Steel Town", gravado na cidade Pittsburgh no dia 15  de julho de 1997. O ao vivo mostra uma banda em boa forma e com muita energia,mas não é o melhor dessa formação.

O nono álbum de estúdio da banda, "Edge of Forever", é lançado em 1999. Esse álbum é ótimo, nele fica claro a influência de Rickey Medlocke e Hughie Thomasson, que trazem um pouco da magia de suas bandas anteriores, mas não é deixado de lado a influência da formação original do Lynyrd Skynyrd. Eu sempre fui um daqueles que sempre gostou da formação clássica e nunca liguei para a atual encarnação da banda, essa visão mudou ao prestar mais atenção nesse álbum. Em 1977 "morre" a formação clássica da banda, mas o legado dela continua bem vivo e isso é provado em "Edge of Forever". "Preacher Man" alcançou a 26° colocação na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks.

Em julho de 2000 alguns vandalos tentaram violar o túmulo de Ronnie Van Zant e chegaram mesmo a quebrar a urna com as cinzas de Steve Gaines, que em parte foram espalhadas. Os restos foram novamente sepultados em local não divulgado, mas a policia não identificou nem prendeu as pessoas que cometeram tal ato.

Durante as gravações do álbum "Vicious Cycle", mais uma vez a morte bate á porta da banda. Leon Wilkeson foi encontrado morto na cidade de Ponte Vedra Beach, Florida, no dia 27 de julho de 2001. A causa da morte foi uma doença crônica no fígado e no pulmão, uma morte natural.

Ainda em 2001, a gravadora MCA relançou o clássico ao vivo "One More From The Road", de 1976, com 10 faixas extras. 

"Vicious Cycle" foi lançado em maio de 2003. A faixa "Mad Hatter" é uma homenagem a Leon Wilkeson, que ainda tocou nas faixas "The Way" e "Lucky Man", sendo as demais tocadas por Ean Evans, seu substituto. O single "Red White & Blue (Love It or Leave)" alcançou a 27° colocação na Billboard Hot Mainstream Rock Tracks e o álbum a 30° colocação na Billboard 200.

O encarte do CD contém uma recontagem por ano de eventos na história da banda desde 1964 e conta com uma versão de Kid Rock para "Gimme Back My Bullets".

Após o lançamento do álbum, a banda cai na estrada para mais uma turnê. No dia 11 de julho de 2003 eles gravam a apresentação no The Amsouth Amphitheater em Antioch, Tennessee. O material foi lançado em 2004 como "Lynyrd Skynyrd Lyve: The Vicious Cycle Tour", um álbum duplo lançado em CD e DVD, que para mim, é o melhor dessa atual formação da banda.

No dia 14 de março de 2006, o Lynyrd Skynyrd entra para o Hall da Fama do Rock and Roll com direito a uma apresentação especial com a música "Sweet Home Alabama", executada por Bob Burns na bateria, Artimus Pyle na percussão, Ed King na guitarra e JoJo & Leslie (Honkettes originais) nos backing vocals. Além deles o vocal ficou por conta de Johnny Van Zant e Kid Rock. Ainda em 2006, a banda teve seu "hino" "Free Bird" presente no game Guitar Hero 2, sendo esta a música mais difícil do jogo.

Em 2008 o Lynyrd Skynyrd anunciou em seu site oficial que estava em processo de gravação de um novo álbum. Mas em 2009 a morte bate mais uma vez na porta do Lynyrd Skynyrd. Em 28 de janeiro de 2009 o tecladista Billy Powell (56 anos) morreu em sua casa em Orange Park, Flórida.

Powell ligou para o 911 ás 12:55, queixando-se de falta de ar. Ele perdeu a sua consulta com o médico no dia anterior de sua morte, a consulta tinha como objetivo realizar um checkup em seu coração. Powell foi encontrado inconsciente e não respondia, com o telefone ainda na mão. As equipes de resgate realizaram a reanimação cardiorrespiratória, mas ele foi declarado morto às 01:52. Suspeita-se que um ataque cardíaco foi a causa da morte, pois uma autópsia não foi realizada.

Billy Powell foi enterrado no dia 31 de janeiro. A música que ele havia gravado com o Vision foi cantada por Kid Rock como um tributo a ele. Muitos músicos do Southern Rock estavam presentes, incluindo os membros do Lynyrd Skynyrd, companheiros da banda Vision, suas famílias, Hank Williams Jr. e outros.

A faixa "Gifted Hands" é uma homenagem tecladista.

Mas a desgraça nunca parece ser pouca quando se trata do Lynyrd Skynyrd. Em 07 de maio de 2009 o baixista Donald "Ean" Evans morreu de câncer em sua casa no Mississippi. O músico tinha 48 anos. Ele fazia parte da banda desde 2001, quando substituiu Leon Wilkeson, que morrera em um quarto de hotel naquele ano. Ean Evans já estava fora dos planos da nova turnê mesmo antes mesmo de seu falecimento, pois não tinha mais condições de sair de casa por causa do câncer.

Mesmo com todos os percalços, "God and Guns" foi lançado em setembro de 2009 pela Roadrunner Records. O álbum tem bons momentos, como "Still Unbroken", "Little Thing Called You", "Skynyrd Nation", "Southern Ways" e "Gifted Hands", mas é um álbum bem inferior, se comparado com "Vicious Cycle". A banda decidiu sair da fórmula que estava dando certo e partiu para algo mais mainstream, o que não soou muito bem. Deixar a zona de comforto foi uma atitude muito corajosa, mas que não deu certo. Não espero que eles voltem a essa zona de comforto, o bom é que eles continuem trazendo coisas novas, mas seria bom que eles acertassem.

Em uma recente entrevista concedida a Billboard, Johnny Van Zant disse que a banda está terminando de escrever as músicas. Para Van Zant o que foi feito até agora está de acordo com o que o Lynyrd Skynyrd é acostumado a fazer. "Se não está quebrado, não tente consertá-lo. Nós escrevemos sobre coisas que temos feito ou coisas que aconteceram com pessoas que nos rodeiam. É para as pessoas comuns, pessoas que fizeram este nosso país grande.", disse Van Zant.

Van Zant espera que a gravação desse novo álbum seja mais sua e menos dramático, pois durante as gravações de "God & Guns" a banda teve mais duas grandes perdas, o tecladista Billy Powell em janeiro de 2009 e menos de quatro meses depois o baixista Ean Evans. "Sim, passamos por um período estranho para fazer esse registro porque perdemos nosso baixista, Ean Evans e Billy Powell, ao mesmo tempo", observa Van Zant.

Sobre a gravação do novo material, Van Zant disse: "Parece que nós iremos empurrar para novembro porque nós vamos sair e fazer mais alguns shows com ZZ (Top)," Van Zant diz. "É um bom ano, até agora, todo mundo está saudável e nós estamos recebendo uma grande quantidade de trabalho. Então provavelmente vamos tomar para que em novembro e, em seguida, provavelmente tirar o meio e o final de dezembro e voltar em janeiro e terminá-lo".

Sobre a possibilidade de tocar algumas das novas faixas na turnê do verão americano, Van Zant  disse: "Nós não tivemos a oportunidade de trabalha-las", diz ele. "Estes estão em estágio inicial, todas as músicas. Fizemos demos de algumas, mas elas não estão preparadas para serem tocadas ao vivo."

Em agosto de 2011 o Lynyrd Skynyrd anunciou em seu site oficial que o vocalista Johnny Van Zant foi hospitalizado no dia 6 de agosto, devido a complicações em uma cirurgia realizada préviamente. Ele deu entrada no Hennepin County Medical Center em Minneapolis no dia 06 de agosto com uma infecção no lado operado que necessitava de um tratamento com antibióticos. Os médicos pediram repouso e por isso, seis datas da turnê foram canceladas.

Essa não fo primeira vez que o Lynnyrd Skynyrd cancela shows devido a problemas de saúde de Van Zant. Em maio de 2006, Van Zant passou por uma cirurgia de emergência e teve que remover seu apêndice cecal. A cirurgia foi feita no Stanford University Medical Center, em Palo Alto, Califórnia, depois de relatar a dor a um médico no início do dia. O incidente obrigou a banda a cancelar três shows nos EUA.

Atualmente, a banda é composta por: Johnny Van Zant (Vocal), Gary Rossington (Guitarra), Rickey Medlocke (Guitarra), Mark Matejka (Guitarra), Robert Kearns (Baixo), Michael Cartellone (Bateria), Peter Keys (Piano/Teclado), Dale Krantz Rossington (Vocal de Apoio) e Carol Chase (Vocal de Apoio)

No dia 06 de outubro de 2011, foi confirmada a presença da banda no SWU e que a banda tocaria no dia 13 de novembro de 2011. O Southern Rock Brasil estava em Paulínia e presenciou esse dia histórico para todos os fãs da banda que estavam lá e para aqueles que viram pela televisão. Uma postagem especial foi feita para guardar esse dia eternamente em nossas memórias.

O Lynyrd Skynyrd inaugurou um restaurante temático, Lynyrd Skynyrd BBQ & Beer, dentro de um dos maiores cassinos de Las Vegas, o Excalibur. O restaurante é todo decorado com as capas dos álbuns da banda, guitarras nas paredes, diversas imagens da banda, sendo que o centro das atenções é o palco, onde diversas bandas cover do Lynyrd Skynyrd, bandas com músicas autorais, fora as apresentações especiais do Lynyrd Skynyrd que irão acontecer ao longo do ano.

No dia 28 de janeiro de 2012, a banda entrou no estúdio para gravar o sucessor de "God & Guns".
Tecnologia do Blogger.