Tedeschi Trucks Band - Biografia


A Tedeschi Trucks Band, que anteriormente foi chamada de Derek Trucks & Susan Tedeschi Band, surgiu em 2010, no celeiro de grandes bandas, Jacksonville, Flórida.

Derek nasceu no dia 08 de junho de 1979, em Jacksonville, Florida, vem de uma família com profundas raízes musicais, seu tio, Butch Butch, é um membro fundador do Allman Brothers Band. Derek é considerado um menino prodigio , pois aos 9 anos já chamava a atenção e aos 12 já estava tocando com Buddy Guy, uma das lendas do Blues.

Tedeschi Trucks Band - Universal Music Tribe entrevista Susan Tedeschi 

Aos 14 anos, Derek formou sua primeira banda, a Derek Trucks Band e três anos depois lançou seu primeiro álbum de estúdio, "The Derek Trucks Band". Poucos guitarristas podem se gabar de terem tocado ao lado de Buddy Guy, Bob Dylan, Joe Walsh, Stephen Stills e ser convidado para ser um membro permanente do Allman Brothers Band, antes dos 20 anos de idade. Em 2003 ele ficou em 81° lugar na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone, sendo o mais jovem da lista, com apenas 24 anos.

Mesmo sendo um membro do Allman Brothers, Derek não abandonou sua carreira solo, fazendo da Derek Trucks Band um sexteto, que cobria diversos estilos musicais. Em dezembro de 2001, Derek se casou com Susan Tedeschi.

Em 2006, Derek colaborou no álbum "The Road to Escondido", que nasceu da união de JJ Cale e Eric Clapton, sendo o guitarrista na turnê que se seguiu. Nesse ano Derek conseguiu tocar em três bandas, Allman Brothers, Bob Dylan e Eric Clapton, em 17 países.

Em 2009 é lançado o melhor trabalho de sua carreira solo, "Already Free". O álbum emplacou a 19° posição na Billboard Top 200, a 4° posição no Top Internet Albuns e a 1° posição no Top Blues Albuns. Em 2010 o álbum ganhou o Grammy de Best Contemporary Blues Album, um marco na carreira de Derek. A melhor faixa do álbum, "Back Where I Started", foi escrita em conjunto com outro gênio da guitarra, um homem loiro e gordinho, conhecido apenas por Warren Haynes, uma bela dupla.

Atualmente Derek Trucks é saudado por muitos como um dos grandes slide guitars da história, um dos melhores desde Duane Allman, sendo para mim, o melhor da atualidade. A revista Rolling Stone deu-lhe o seguinte apelido: "The Jam King".

Todos os 11 membros da Tedeschi Trucks Band
Susan Tedeschi nasceu em 09 de novembro de 1970, em Boston, Massachusetts. Assim como Derek, a música também é coisa de família para Susan. Seu pai tocava violão e gaita e sua mãe cantava. Do mesmo modo que Derek Trucks, Susan Tedeschi começou sua carreira musical muito cedo. Ela foi para o Berklee College of Music aos 17 anos e era membro de duas bandas: The One-Eyed Jacks with Jay Bellerose e Ted Larkin’s Smoking Section e fez shows com Abe Laboriel Jr. and Richie Goods durante a faculdade, mas levou alguns anos sua própria turnê.


A Susan Tedeschi Band foi formada em 1994, com Tom Hambridge e Adrienne Hayes. Em 1995 ela começou a tocar guitarra e começou a aprimorar suas habilidades no instrumento. Em dezembro, a banda lançou o "Better Days".

Em 1998 é lançado "Just Won't Burn", que vendeu mais de 500.000 cópias nos EUA, uma vendagem rara para um grupo de Blues novo e para muitos dos figurões. Ao longo dos anos a banda fez shows de abertura para diversas bandas de renome como John Mellencamp, BB King, Buddy Guy, The Allman Brothers Band, Taj Mahal, Rolling Stones e Bob Dylan.

Em 2008, é lançado seu melhor álbum solo, "Back To The River", sucesso de crítica e nas paradas, tendo alcançado a 1° colocação no Top Blues Albuns e a 71° colocação na Billboard 200. Em 2010, o álbum foi indicado para o Grammy Best Contemporary Blues Album, que se a memória não me falha, só não ganhou porque seu marido Derek Trucks estava na briga e levou o prêmio, coisas do destino.

No final de 2009, a Derek Trucks Band e a Susan Tedeschi Band decidem dar um tempo, fazendo do momento propício para a tão esperada banda do casal. Nos últimos anos Derek e Susan lançaram álbuns que deixaram os críticos sedentos por uma união do casal no estúdio e nos palcos. [Nota: Os dois já fizeram uma turnê justos ao lado do Soul Stew Revival, mas desse projeto não foi gravado nenhum material.]

O casal começou a escrever um novo material logo após anunciarem o hiato de seus projetos solos, indo direto para seu estúdio particular em Jacksonville, com um elenco rotativo de amigos e músicos. O primeiro show aconteceu em 01 de abril de 2010 no Festival de Música Savannah, e em festivais como o Crossroads Festival e Fuji Rock Festival.

Em 7 de Março de 2011, a banda anunciou que estava mudando seu nome para a Tedeschi Trucks Band. O primeiro CD da banda, "Revelator" (Leia o review do álbum), foi lançado em 07 de junho de 2011. O álbum alcançou a 40° na Billboard 200, 10° na Billboard Rock Albuns, 1° na Billboard Blues Albuns e 6° Billboard Tastemaker Albuns e como era de se esperar, o álbum está sendo muito bem recebido pela crítica musical.
No dia 6 de setembro de 2011, a banda foi anunciada no SWU Music & Arts Festival 2011, que ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro na cidade de Paulínia, interior do Estado de São Paulo. O Southern Rock Brasil foi ao SWU Music & Arts Festival 2011 e fez um review completo do show da banda no festival confiram.

A banda figurou na lista de maiores revelações do ano da rede social Last.fm. A banda ocupou a 49° posição no mundo com 6.893 ouvintes. Nos EUA a banda ficou na 33° posição com 3.380 ouvintes.  "Revelator" entrou na lista de 50 Best Albuns of 2011 da Rolling Stone. O álbum ficou na 45° posição.


No dia 12 de fevereiro de 2012, a banda foi a ganhadora do Grammy na categoria Best Blues Album com "Revelator""Low Country Blues" do Gregg Allman e "Man In Motion" do Warren Haynes também estavam concorrendo.



Saiba mais sobre a banda:

Tecnologia do Blogger.