The Marshall Tucker Band - Biografia


Os membros originais (e alguns membros posteriores) do Marshall Tucker tocavam em diversas bandas diferentes na regiĆ£o de Spartanburg desde o inĆ­cio de 1960. Em 1966, membros de diversas bandas se fundiram para formar a Toy Factory, em homenagem a Toy Caldwell. A banda era formada por Tommy Caldwell, Toy Caldwell, Doug Gray, Jerry Eubanks, George McCorkle e Franklin Wilkie. 

No final dos anos 1960, alguns membros da banda foram servir nas ForƧas Armadas dos EUA na Guerra do VietnĆ£. Na dĆ©cada de 1970, Toy Caldwell e George McCorkle haviam retornado para Spartanburg, e a Toy Factory tinha recomeƧado a tocar em clubes da regiĆ£o. Em 1970 a banda abriu os shows do Allman Brothers, quando estes tocaram em Spartanburg.

Em 1972 a banda era composta por Doug Gray (vocal), Toy Caldwell (guitarra/vocais), seu irmĆ£o Tommy Caldwell (baixo/vocal), George McCorkle (guitarra), Paul Riddle (bateria) e Jerry Eubanks (flauta/sax/vocal). A mudanƧa de nome tambĆ©m se viu necessĆ”ria. A banda estava discutindo sobre o novo nome em um antigo armazĆ©m que haviam alugado para ensaiar, o nome do local era “Marshall Tucker”, ai sugeriram que a banda assim se chama-se. Anos mais tarde eles descobriram que o nome Marshall Tucker era de uma pessoa real, um afinador de pianos que era o antigo proprietĆ”rio do armazĆ©m em que ensaiavam. A banda assinou seu contrato com a Capricorn Records ainda em 1972.

A estrĆ©ia da banda se daria com o auto-intitulado “The Marshall Tucker Band”, produzido por Paul Hornsby e lanƧado em 1973. Todas as faixas foram escritas por Toy Caldwell, incluindo "Can't You See", sem dĆŗvida um dos maiores clĆ”ssicos do Southern Rock. ApĆ³s o lanƧamento do Ć”lbum, a banda comeƧou uma extensa turnĆŖ, foram mais de 300 shows por ano ao longo da dĆ©cada de 1970. O Ć”lbum alcanƧou a 37° colocaĆ§Ć£o na The Billboard 200. Destaque para as faixas "Take The Highway", "Can't You See" e "Hillbilly Band". O Ć”lbum foi certificado de disco de ouro.

Em 1974 foi lanƧado o segundo Ć”lbum da banda, “A New Life”, sendo mais uma vez certificado com disco de ouro em 1977. O Ć”lbum contou com a participaĆ§Ć£o do multi-instrumentalista Charlie Daniels e Jaimoe do Allman Brothers. O Ć”lbum nĆ£o Ć© tĆ£o genial quanto o Ć”lbum de estrĆ©ia da banda, mas Ć© um Ć”lbum em que o Country predomina e algumas caracterĆ­sticas experimentais do primeiro Ć”lbum nĆ£o apareceram nesse lanƧamento. O destaques do Ć”lbum sĆ£o as faixas "Blue Ridge Mountain Sky" , "Another Cruel Love", "24 Hours At A Time" e "Too Stubborn".

Ainda em 1974 a banda lanƧa seu terceiro Ć”lbum de estĆŗdio, "Where We All Belong". Esse Ć© o Ć”lbum mais longo da banda, com mais de 71 minutos de duraĆ§Ć£o, mas mesmo com uma duraĆ§Ć£o fora dos padrƵes para seus estilo musical, o Ć”lbum Ć© considerado um dos melhores da banda. O Ć”lbum alcanƧou a 54° posiĆ§Ć£o na The Billboard 200 e o single "This Ol' Cowboy" a 78° na Billboard Hot 100. Destaque para as faixas "Take The Highway", "24 Hours At A Time" (com uma Ć³tima participaĆ§Ć£o do Charlie Daniels tocando violino), "Ramblin'" e "In My Own Way". "Where We All Belong" Ć© um Ć”lbum duplo, sendo a primeira parte do Ć”lbum gravada em estĆŗdio e a segunda ao vivo. O Ć”lbum obteve a certificaĆ§Ć£o de disco de ouro. A segunda parte do Ć”lbum mostra a banda rebuscando os elementos experimentais que marcaram se Ć”lbum de estrĆ©ia auto-intitulado “The Marshall Tucker Band”.

Em 1974 Ć© lanƧado “Searchin' for a Rainbow”. Essa Ć”lbum foi o que alcanƧou a melhor posiĆ§Ć£o de um trabalho da banda na Billboard 200, chegando a 15° colocaĆ§Ć£o, sendo certificado com disco de ouro e continha a faixa "Fire on the Mountain", que alcanƧou a posiĆ§Ć£o 38° colocaĆ§Ć£o na Billboard Hot 100. "Searchin' For A Rainbow" alcanƧou a 82° posiĆ§Ć£o na Country Singles e "Can't You See", a 75° na Billboard Hot 100. Destaque para as faixas "Fire On The Mountain", "Searchin' For A Rainbow", "Bob Away My Blues" e "Can't You See".

“Long Hard Ride” lanƧado em 1976. As influĆŖncias Country aparecem mais em “Long Hard Ride” que em qualquer outro lanƧamento da banda, mas isso nĆ£o gerou um grande sucesso, o que nĆ£o quer dizer que o Ć”lbum nĆ£o seja bom. A faixa tĆ­tulo, uma bela instrumental (que tambĆ©m apresenta Charlie Daniels no violino) foi nomeada para um Grammy. O Ć”lbum a 21° colocaĆ§Ć£o na Billboard Country Albuns e a 32° na Billboard 200. O single "Long Hard Ride" alcanƧou a 63° posiĆ§Ć£o na Billboard Country Singles. Destaque para as faixas "Long Hard Ride", "Windy City Blues" e "Am I The Kind Of Man".


Mesmo que seus primeiros quatro dos cinco Ć”lbuns de estĆŗdio lanƧados tenham sido certificados com disco de ouro nos EUA e depois de ter algumas faixas bem sucedidas, "Can't You See", "Blue Ridge Mountain Sky", "Long Hard Ride", "In My Own Way" e "Fire on the Mountain", faltava para o Marshall Tucker Band um Ć”lbum definitivo, aquele que sempre serĆ” lembrado por todos quando o nome da banda surgir. 

“Carolina Dreams” pode, facilmente, ser considerado o Ć”lbum definitivo do Marshall Tucker Band. O Ć”lbum foi lanƧado em 1977 e tem uma abordagem musical diferente, quando comparado ao seu antecessor, "Long Hard Ride". O Ć”lbum traz menos elementos do Country e mais canƧƵes "pop". O maior hit da banda, "Heard It In A Love Song" (14° na Billboard Hot 100), Ć© uma das melhores baladas do Southern Rock e inconfundĆ­vel com qualquer outra faixa, pois Ć© impossĆ­vel escutar a flauta no inĆ­cio da faixa e nĆ£o a reconhecer. O swing de "Desert Skies", o lindo solo de Blues em "I Should Have Never Started Lovin’ You", o humor de "Fly Like An Eagle", a dramĆ”tica "Never Trust a Stranger" e a questĆ£o da moralidade cantada em "Tell It To The Devil", fazem de “Carolina Dreams” o melhor Ć”lbum da banda. O Ć”lbum foi certificado com disco de platina.

O Ćŗltimo trabalho de estĆŗdio da banda pela Capricorn Records, “Together Forever”, foi lanƧado em 1978. O direcionamento musical do Ć”lbum pode ser considerado um meio termo dos Ćŗltimos lanƧamentos da banda. “Together Forever” possui um pouco do Country apresentado em “Long Hard Ride” e um pouco do som mais "pop" de “Carolina Dreams”. Somando tudo, temos um Ć”lbum com uma abordagem mais voltada para o mainstream, mas que nĆ£o rendeu o mesmo sucesso que seu antecessor. O Ć”lbum chegou a 20° colocaĆ§Ć£o da Billboard 200, sendo tambĆ©m certificado com disco de ouro. Ainda nesse ano, a Capricorn Records lanƧa “Greatest Hits”, que consegue a certificaĆ§Ć£o de disco de platina.


A banda assinou um contrato com a Warner Brothers e seu primeiro lanƧamento pelo selo saiu em 1979, “Running Like The Wind”. Mais uma vez a banda retorna Ć”s suas origens Country e traz duas belas canƧƵes, "Running Like the Wind" e "Last of the Singing Cowboys".

Quando a dĆ©cada de 1970 chega ao fim, tambĆ©m acaba uma “DĆ©cada de Ouro” para a banda. No total, foram cinco Ć”lbuns certificados com disco de ouro e dois com disco de platina! [Nota: no site oficial da banda Ć© dito que 4 Ć”lbuns foram certificados com platina e 5 com ouro, mas os dados que apresentei foram retirados do site da RIAA que cuida da certificaĆ§Ć£o dos Ć”lbuns nos EUA] 

A dĆ©cada de 1980 tambĆ©m reservou alguns bons momentos, mas nada comparado aos dos anos de 1970. Essa queda de rendimento se deve principalmente a tragĆ©dia que ocorreu com um dos membros da banda [Nota: TragĆ©dias parecem perseguir as bandas de Southern Rock, basta ler a biografia do Gov’t Mule, Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd, sĆ³ para citar alguns].

“Tenth”, de 1980 foi o Ćŗltimo Ć”lbum lanƧado com a formaĆ§Ć£o original da banda completa. Nesse Ć”lbum a banda segue uma linha muito prĆ³xima do Boogie Rock praticado pelo Doobie Brothers na Ć©poca e tem como destaque a faixa "Cattle Drive" e "Foolish Dreaming"

Em 22 de abril de 1980, Tommy Caldwell estava indo para para o YMCA, no centro de Spartanburg, no seu jipe off-road, quando um Ford Galaxy freou bruscamente, os dois carros colidiram e o carro de Tommy capotou com o impacto. Caldwell foi levado Ć s pressas para um hospital com graves ferimentos na cabeƧa e morreu seis dias depois, no Spartanburg General Hospital em 28 de Abril. Ele tinha apenas 30 anos de idade. Nesse momento o Marshall Tucker nĆ£o perdia apenas o seu baixista, perdia um irmĆ£o, um amigo, seu lĆ­der, um de seus fundadores e o homem de negĆ³cios da banda. Uma parte importante da banda foi ceifada no dia 28 de Abril de 1980.

Para o lugar de Tommy Caldwell, foi chamado, Franklin Wilkie, ex-membro do Toy Factory.


“Dedicated”, de 1981, foi o primeiro Ć”lbum do Marshall Tucker sem Tommy Caldwell. O Ć”lbum Ć© uma mistura do radio-friendly rock com o Southern Rock da banda, nĆ£o Ć© um Ć”lbum ruim e tem como Ć”pice a faixa "Ride In Peace", um tributo a Tommy. Sem dĆŗvida uma das melhores faixas da banda. Destaque tambĆ©m para "Something's Missing in My Life" e "Rumors Are Raging"

“Tuckerized”, de 1982 Ć© um Ć”lbum para os fĆ£s mais fanĆ”ticos da banda, que nĆ£o Ć© meu caso. Pela primeira vez Toy Caldwell nĆ£o tomou as rĆ©deas das composiƧƵes, dando a tarefa para diversos compositores fora da banda.

“Just Us” lanƧado em 1983, Ć© um dos melhores trabalhos do Marshall Tucker Band, e um de seus discos mais sĆ³lidos. Com a adiĆ§Ć£o de Ronnie Godfrey para a banda como pianista e compositor, surgiram algumas composiƧƵes mais Blues ("Testify" e "Wait for You"), mantendo as qualidades country e rock tornaram a banda tĆ£o popular.

Ainda em 1983 Ć© lanƧado “Greetings from South Carolina”  e logo em seguida a banda se separa. 

Em 1988, Gray e Eubanks reorganizam o Marshall Tucker Band para gravar o Ć”lbum “Still Holdin' On”, seu primeiro e Ćŗnico lanƧamento pela gravadora Mercury. Esse Ć”lbum contĆ©m a faixa "Hangin' Out in Smokey Places", talvez a melhor lanƧada nos anos 1980.


Apesar de Gray e Eubanks terem adiconado novos membros, Rusty Milner, Stuart Swanlund e Tim Lawter, ainda assim “Still Holdin' On” foi, primeiramente, gravado com mĆŗsicos de estĆŗdio. Para o prĆ³ximo Ć”lbum, Doug Gray e Jerry Eubanks decidem reformular toda a banda.

"Southern Spirit” foi lanƧado em 1990 e estĆ” repleto de Ć³timas faixas e se encaixa facilmente em qualquer lista de melhores Ć”lbuns da banda. Destaque para as faixas "Stay in the Country", "Destruction" e "Closer Today".

Em 1992, o Marshall Tucker Band produziu seu primeiro Ć”lbum para o selo Cabin Fever, “Still Smokin'”, que conseguiu alcanƧar o Top 70 na Billboard. Destaque para as Ć³timas "Frontline", "Southern Spirit" e "Driving You Out of My Mind."



O Marshall Tucker e a Toy Caldwell Band estavam indo muito bem, nada comparado com os gloriosos anos de 1970. A Toy Caldwell Band lanƧou seu trabalho de estrĆ©ia pela Cabin Fever. "Toy Caldwell Band" (o Ć”lbum ganhou um novo nome em 1997, "Son of the South", quando o velho amigo de Toy, Charlie Daniels decidiu relanƧar o trabalho) contou com a participaĆ§Ć£o de mĆŗsicos consagrados do Southern Rock como Gregg Allman, Charlie Daniels, Willie Nelson e Jim Dickinson (lendĆ”rio produtor de Memphis e pai do Luther e Cody Dickinson, integrantes do North Mississippi Allstars). "I Hear the South Calling Me" e "Midnight Promises"  sĆ£o maravilhosas, sendo que a segunda Ć© um belo dueto com  Gregg Allman.

Em 1993 sai “Walk Outside the Lines”, sendo a faixa-tĆ­tulo escrita pelo astro maior da mĆŗsica country Garth Brooks, um fĆ£ de longa data da banda, que considerou escrever uma mĆŗsica para eles um "marco" de sua carreira. A faixa “Down We Go” escrita por Sam Spoon, figurou no Top 40 da Hot Country Songs. Esse nĆ£o Ć© o melhor dos Ć”lbuns da banda, mas ainda consegue prender a atenĆ§Ć£o dos amantes da mĆŗsica Country.

Morte, essa palavra tĆ£o comum nas biografias de bandas de Southern Rock, aparece mais uma vez. No dia 25 de fevereiro de 1993, quando tudo parecia estar dando certo novamente para Toy Caldwell, ele falece devido a problemas respiratĆ³rios. Em seu funeral, Toy Talmadge Caldwell, Jr., Dickey Betts, George McCorkle, Paul Riddle, entre outros, cantaram "Can't You See".

"Sem Toy Caldwell, nĆ£o existiria o Marshall Tucker Band", diz Doug Gray. "Nunca teria havido qualquer uma destas grandes canƧƵes que estĆ£o ai." Doug nĆ£o exagera em momento algum ao dizer isso. Os nove Ć”lbuns lanƧados nos anos de 1970, continham 66 faixas, sendo 52 compostas por Toy. Ele era o membro chave, aquele que escreveu todos os clĆ”ssicos da banda, exceto "Fire on the Mountain", escrita por George McCorkle.

Foram cinco anos sem nenhum novo Ć”lbum de estĆŗdio, nesse perĆ­odo diversas coletĆ¢neas foram lanƧadas. “The Capricorn Years” (1994), “Country Tucker” (1996), “The Encore Collection” (1997) e “MT Blues” (1997).

ApĆ³s esse longo hiato sem lanƧamentos inĆ©ditos, em 1998 a banda coloca no mercado seu novo Ć”lbum, “Face Down in the Blues”. Em 1999 a banda lanƧa “Gospel”.

A primeira dĆ©cada do sĆ©culo XXI foi marcada por diversos lanƧamentos que mantiveram o Marshall Tucker na ativa. “Stompin' Room Only” (2003), “Beyond the Horizon” (2004) (album de estĆŗdio), “Carolina Christmas” (2005) (Ć”lbum natalino), “Anthology” (2005), “Where a Country Boy Belongs” (2006), “Live on Long Island 04-18-80” (2006) (Ć”lbum ao vivo que mostra Tommy Caldwell em sua Ćŗltima apresentaĆ§Ć£o), “The Next Adventure” (2007) (album de estĆŗdio), “Collector's Edition” (2008), “Carolina Dreams Tour '77” (2008), “Love Songs” (2009), “Essential 3.0” (2009) e “Way Out West! Live From San Francisco 1973” (2010) (apresentaĆ§Ć£o gravada meses depois do lanƧamento do Ć”lbum de estrĆ©ia da banda, uma raridade que foi lanƧada 27 anos depois de sua gravaĆ§Ć£o).

Em 2012 a banda irĆ” completar 40 anos de existĆŖncia e para comemorar, todos os Ć”lbum lanƧados pela Capricorn Records serĆ£o relanƧados em vinil.


Atualmente a banda conta com: Doug Gray (vocais), Pat Elwood (baixo), Clay Cook (vocais, guitarra,teclados, flauta e sax), B.B. Borden (bateria) e David Muse (teclados, saxophone, flauta e vocais).

A banda ainda continua na estrada, fazendo em mĆ©dia 150 shows por ano, sendo sem dĆŗvida uma das grandes bandas do Southern Rock e uma das mais influentes, com uma discografia Ćŗnica e repleta de sucessos e que continua encantando as novas geraƧƵes.

Saiba mais sobre a banda:

Tecnologia do Blogger.