Derek Trucks fala sobre a arte do slide
O Derek Trucks é um dos maiores expoentes do Slide na atualidade, admirado por todos, de Guthrie Govan a Clapton.
"Slide pode soar como a voz da mulher mais bonita", ele reflete, "ou como alguém esfolando um gato!" Pedimos (o MusicRadar, não o SRB) para o Derek dar umas dicas sobre slide
O que o atraiu para o slide?
Foi o som do Duane Allman no ... Fillmore East e Layla ... registros. Lembro-me de ter oito ou nove; Foi a primeira música que realmente me bateu-me forte. Quando eu tinha a mesma idade, meu pai tinha alguns registros de Elmore James, e essa era a próxima conexão. Foi esse som. Havia algo sobre o poder da guitarra slide, a forma como emulou a voz humana.
O que o slide permite que você faça que a guitarra regular não permite?
Eu acho que é um dos instrumentos mais líricos, se usado corretamente. Muito do jeito que um grande cantor de gospel ou soul me bate, são os microtones que você pode obter. Você sabe, a maneira que você pode levar até uma nota, ou cair longe de uma nota. Não há distinção entre uma nota e a seguinte: você está ouvindo cada inflexão no meio. Em uma boa noite, e nas mãos certas, é uma coisa muito poderosa. Eu acho que é muito mais difícil enganar as pessoas tocando slide, ao contrário de tocar em linha reta, porque é tão crua e honesta.
Sabe, você pode sentar em uma sala, praticar o dia inteiro, aprender suas escalas e riffs: é fácil se esconder atrás disso, mas acho que com o slide, é um pouco mais difícil.
Slide soa ruim em mãos erradas, não é?
Terrivel. É um instrumento perigoso. Pode soar como a voz da mulher mais bonita do mundo, ou pode soar como alguém que esfola um gato.
Como foram seus primeiros passos?
Eu tinha nove anos quando comprei minha primeira guitarra em uma venda de garagem. Lembro que meu pai me mostrou algumas coisas, mas foi quando seu amigo trouxe um slide - apenas um daqueles tubos de aço - que ele clicou. Esse era o som que eu estava procurando. Eu toquei primeiro em acústico, e estou certo de que o primeiro riff que eu tentei foi "Dust My Broom", que é o que todo mundo começa, depois "Statesboro Blues".
Aconteceu muito rápido. Quando você tem essa idade, algumas coisas são naturais. Eu estava na estrada alguns meses depois de realmente começar a tocar. Claro que se eu voltasse, eu teria dificuldade em ouvir as coisas mais cedo agora.Você vê os buracos que você não percebeu quando você estava fazendo isso.
Via Music Radar